"Conceição freguezia derramada por cazaes a N.O. de Faro, quasi toda em terreno plano e de boa produção de cereaes e algum figo. Igreja mediana em fábrica, junto á ribeira que vêm á ponte do Rio Secco na estrada de Faro, só com casas do parocho ao pé, o qual pagava outr´ora 400 réis por anno ao prior de S. Pedro de Faro, de reconhecença. Confina com Estoi ao N., S. João da Venda e Stª. Barbara a O., Faro a S., Pexão a E. ... antigo curato de apresentação do Bispo no termo de Faro..."
domingo, 9 de outubro de 2016
EMBELGA
Esta palavra veio no meio de um trocadilho que em geito de brincadeira, dei a um amigo, que me falava de "mentiras", ao que eu prontamente retorqui:- "Ás tiras e ás embelgas!", numa tentativa de tentar amenizar um pouco o quadro dramático que o meu amigo tentava criar com a sua argumentação
Rimos, continuámos a conversar mas passado pouco tempo despedimo-nos indo cada um à sua vida.
Pelo meu lado fiquei a pensar no trocadilho que havia dito ao meu amigo. Aquilo era uma frase feita que me surgiu a propósito, conhecia o "termo" mas não me recordava exactamente o que significava.
Rebuscando nos recantos da memória deparava-me sempre com a associação das duas palavras, relacionando-as nestes termos com bocados de terreno e a mais não chegava.
Hoje de manhã, enquanto deambulava pelo mercado mensal de Estoi, ia encontrando amigos e estabelecendo pequenos diálogos sempre habituais nestas ocasiões.
Um desses amigos foi precisamente o José Faustino a quem perguntei:- Eh pá, sabes o que é uma "embelga"?
-Então tu não sabes? pergunta ele com ar sorridente. Percebi que tinha a resposta e ainda lhe disse, eh pá, eu sei que tem a ver com a terra, mas não me recordo do resto.
Ao que ele acrescenta esclarecendo-me:
- Uma "embelga" é uma tira de terreno com mais ou menos cinco passos (cinco metros) de largura que se semeia à "mão cheia" atirando as sementes para a frente para cobrir o chão numa forma homogénea, percorre-se o terreno em linha recta de uma ponta à outra, regressando-se depois pelo outro estremo da tira efectuando a mesma tarefa.
Essa tira de terreno que uma pessoa consegue semear com os dois lanços de ida e volta, chama-se uma "embelga".
Assim por exemplo, para semear-mos uma "courela" (16mx100m) serão precisas três embelgas.
Na Conceição de Faro, às embelgas semeavam-se cereais como, trigo, cevada, centeio.
E pronto, fiquei esclarecido.
E tal como diz o velho ditado "quem sabe, sabe, quem não sabe, bate palmas!" eu bato as palmas ao meu amigo Faustino!
Obrigado amigo!
Obrigado a todos os que tiveram a paciência de ler este pequeno texto.
Um bom domingo para todos!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues