sábado, 15 de outubro de 2016

HOMEM ESTÁTUA

Começo a escrever estas linhas muito antes de as colocar aqui. Na verdade este texto começou a desenhar-se na minha cabeça enquanto passeava pela "Feira de Santa Iria", em Faro.

Admirador confesso de artistas de rua, sejam eles de que natureza for, parei por momentos junto de um "homem estátua" que em plena feira fazia o seu trabalho.

Empoleirado num pequeno pedestal, demarcava o seu espaço de representação cobrindo o chão com um pano também branco, à sua frente uma pomba branca numa gaiola e a caixa onde já se podiam ver algumas (poucas) moedas.

A "estátua", figura branca, alada, imóvel, de braços flectidos, colocava as mãos brancas duma forma angelical, numa representação quase conseguida de um "anjo".

Antes de retirar-me tentei dar a minha contribuição monetária mas não tinha moedas.

Prometi a mim mesmo que logo que trocasse algum dinheiro e tivesse moedas voltaria ao local para deixar a minha contribuição e foi o que fiz.

Quando voltei não vi a "estátua" no seu lugar e pensei que já se tivesse ido embora, mas não, o homem recolhido alguns passos atrás, comia uma merenda que alguém lhe dera.

Falámos um pouco e fiquei a saber que um dos objectivos que o trouxe até à feira foi o de angariar dinheiro para uma operação e implante que precisa fazer, porque sofre duma doença denominada de "espinha bifida" o que lhe causa insensibilidade na bexiga e falta de controle urinário obrigando-o ao uso constante de fraldas.

A operação que pretende fazer consiste em colocar um pequeno aparelho na coluna para estimular o sistema nervoso e lhe dar o controle urinário, tão necessário.

Segundo afirmou, o serviço nacional de saúde não comparticipa nestas operações e ele que não tem recursos próprios, está a tentar juntar dinheiro, para a operação.

Após breves minutos de conversa despedi-me.

O homem voltou à figura de estátua e eu de perto, observava as inúmeras pessoas que indiferentes passavam e nem reparavam naquela figura.

A história continuou na minha cabeça e não descansei sem a partilhar com os meus amigos, numa clara tentativa de os convencer a fazer uma visita ao homem estátua.

Para aqueles que o pretendam fazer, o homem deverá estar muito próximo do secretariado da feira.

Como podem ver será fácil encontrá-lo.

Boa feira para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues