Freguesia

Freguesia de Conceição de Faro (***)


Com uma área total de 21.80Km2 a freguesia de Conceição encontra-se situada no centro do concelho de Faro, a Norte da cidade.

O povoamento desta localidade é muito remoto. No entanto as referências documentais mais antigas são dos finais da Idade Média, inicio do século XVI, altura em que através da autoridade relegiosa, foi elevada á categoria de Paróquia.

Dessa época, data a importante campanha de obras realizadas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em que o templo foi totalmente reformulado.

No ano de 1554, a Paróquia era composta por cinquenta fogos e uma população de duzentas pessoas.

A importância da localidade foi crescendo gradualmente e no ano de 1758 a Conceição de Faro contava cento e quinze fogos e uma população de quatrocentos e vinte habitantes.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Faro, como todas as paróquias já existentes na época, passou a paróquia civil em 1835, após a publicação do novo Código Administrativo que cria as freguesias ou paróquias civis.

Em 1838, por um arredondamento feito pela Junta de Distrito, é suprimida esta freguesia, sendo dividida pelas freguesias de Sé, São Pedro, Estoi e Santa Bárbara de Nexe.

Porém tal supressão não se chegou a concretizar.

Em finais do século XIX princípios do século XX, a Conceição de Faro, conheceu uma nova fase da sua existência, com o desenvolvimento de propriedades agrícolas de certa dimensão e importância, testemunhadas por algumas "Quintas" e por muitas "noras" que permitiam a rega das hortas que se foram cultivando, na parte baixa da freguesia e que ainda hoje existem.

Em 1839 ainda não existia a aldeia apenas a Igreja e a casa do Pároco. A aldeia começou a formar-se a partir do inicio do século XX, nas imediações da igreja junto á estrada que a liga á cidade de Faro.

Em 1916, com publicação da Lei em que as Paróquias civis passam unicamente a designar-se por Freguesias, adquire o nome de Freguesia de Conceição de Faro.

Segundo os censos, em 2001, a freguesia contava com uma população de 3751 habitantes.
Desta população 1870 são homens e 1881 são mulheres, distribuída por 1315 famílias clássicas e por 1343 edificíos.

Até 2013:
  •  A Conceição de Faro era uma freguesia semi-urbana, com uma população de 4499 habitantes. (censos de 2011).
  • Politica e administrativamente a freguesia era dirigida por uma Junta com a seguinte composição:
  1. 3 elementos no executivo, presidente (cabeça da lista mais votada), secretário e tesoureiro (eleitos pela assembleia de freguesia);
  2. 9 elementos na Assembleia de Freguesia (eleitos em sufrágio universal, cujo apuramento final é feito pelo método de Hont).

Notas:
  1. Até á publicação do Código Administrativo de 1835, Paróquia e Freguesia são sinónimos porquanto os paroquianos eram considerados os fregueses do padre, daí que se use indescriminadamente um e outro nome.
  2. Os Resultados dos Censos 2011, dão um crescimento da população residente na Freguesia de Conceição, de 2001 para 2011, de 20%  ou seja um aumento de 748 pessoas.
BRAZÃO
A ordenação heráldica do brasão e da bandeira da freguesia foi publicada no Diário da República, III série, de 24 de Julho de 1997, podendo ser descrita da seguinte forma:

-Armas - Escudo de azul, com um engenho de nora de prata, realçado a negro;

-Em chefe, uma estrela de seis pontas contida em um crescente coroada com coroa antiga, tudo em ouro;

-Coroa mural de três torres de prata;

-Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas "CONCEIÇÃO - FARO".


BANDEIRA
Quanto à bandeira, é branca, com cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.



(***) AGREGAÇÃO

Esta freguesia foi agregada á freguesia de Estoi e passou a designar-se por "União das Freguesias de Conceição e Estoi", com sede na Conceição de Faro, concretizado pelo acto eleitoral de 29 de Setembro de 2013 e tomada de posse da nova Junta em 14 de Outubro de 2013.

Os serviços administrativos funcionam nos edifícios das antigas juntas em ambas as localidades de Conceição e Estoi, no concelho de Faro.

União de Freguesias Conceição e Estoi mais Informações »»»


Fontes:-Livro "Faro - Cidade da Cultura..."publicado por HÉSTIA EDITORES-2005
             -Wikipédia livre
             -Censos 2001 - 2011 INE