sexta-feira, 30 de setembro de 2016

VELHAS GUARDAS DO FUTEBOL NA CONCEIÇÃO DE FARO


(Em pé:-Francisco Caetano (director) -?- Manuel Caldeirinha - Daniel Bobó - ?- Joaquinito Bernardo - Padeirinho (g.r.) - Herculano (director)
Em baixo:- Bernardino Antão (director) - Leone Sousa - José Silvino - ? - Domingos Arvela - ?-)


Em pé: -?- ?- ?- ?- Manuel Caldeirinha - Padeirinho (g.r.)
Em baixo:-Joaquim João - Marinho Canastreiro - Joaquinito Bernardo -?- Américo Taranta)

O amigo Joaquim Beja, trouxe-me estas fotos que retratam duas antigas equipas de futebol 11 vestidas com o primeiro equipamento de futebol existente na Conceição de Faro, as camisolas eram de côr azul claro e calção branco, meias azuis com barra superior branca, as botas de futebol eram em couro e nas solas tinham travessões também em couro, usavam também caneleiras, como era habitual na época.

A bola, como se pode ver nas fotos, era de catchugo, forrado com gomos de couro, com orelha (ourificio por onde se introduzia e retirava o catchugo para encher ou remendar).

Para completar o equipamento existia uma caixa de primeiro socorros, em madeira pintada de branco que o Herculano manejava com todo o a vontade e que se falasse teria muito que contar. Isto só para dizer que às vezes ficava um pouco desconjuntada devido ás emergências onde era utilizada.

Também com a ajuda do Beja  conseguimos identificar alguns nomes, ficando outros (?) para outras ajudas que certamente surgirão

Ambas as fotos são do inicio dos anos 60, do século passado. Naquele tempo o campo de futebol era na Chaveca. Também se jogava no adro da igreja e na eira da Quinta-Grande.

Quando em 1968 entrei para a secção desportiva da Casa do Povo, era ainda este o equipamento existente.

Após algumas diligencias junto da FNAT conseguimos apoio para adquirir um novo equipamento, desta vez invertendo as cores, isto é, as camisolas passaram a ser brancas, com dobra na gola e nas mangas azul, os calções eram azuis, mantendo-se as meias azuis e dobra branca.

O equipamento mais antigo passou a ser utilizado pela equipa de voleibol.

Mais tarde adquiriu-se um novo equipamento para o futebol com camisolas de manga comprida em xadrez preto e branco com punhos vermelhos e calção branco, as meias eram também brancas e dobra vermelha.

Já que estamos nas cores de equipamentos da Casa do Povo, relembramos que no ciclismo e no atletismo optou-se pelo verde e amarelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues