segunda-feira, 3 de novembro de 2014

BATATA - DOCE II

"Já agora só mais uma pequena achega ..."


Cada vez mais difícil, dado os preços proibitivos de alguns ingredientes, também era comum na cozinha algarvia, prepararem-se boas caldeiradas de lulas ou chocos com batata doce e tomate da horta.

A rama da batata doce bem lavada e preparada (esparregado) servia também para acompanhamento de alguns pratos.

Lembro as duas principais variedades de batata doce comuns no Algarve e qualquer delas óptima para todos os cozinhados onde apareciam.

Eram a batata da zona de Loulé, muito doce e amarela que ao levar ao forno depois da saída do pão, assava rapidamente e largava um néctar na sua base e extremamente doce ... a sua forma era mais sobre o comprido.

A outra era a batata mais do Barlavento, da zona de Aljezur (Rogil) mais firme e arredondada não tão 'sumarenta' como a de Loulé, mais esbranquiçada, mas também muito doce e com sabor parecido à castanha assada/cozida ...

Eram óptimas para assar ou cozer e também ás rodelas finas, fritas no azeite e que acompanhavam carapaus, geadinhos, muxarrinhas e fanecas fritas!

Histórias !!

Hoje o carapau da sacada ideal para fritar está pelas ruas da amargura, mais caro que o bolo de amêndoa !

Dizem os especialistas que peixe frito é mau para a saúde e as batatas engordam demasiado o pessoal ... e que o coração vai-se abaixo, etc etc...

Os meus avós que ´zarparam´' já dentro dos 90's sempre comeram tudo isto e bebiam ainda melhor e bem duraram ...

Vá-se lá saber...

Penso que os ares é que são diferentes.

Olhem, Bom Apetite!
Francisco Martins


2 comentários:

  1. Olá Boa tarde!

    Sempre que puder e que os temas apareçam, falarei do que me lembrar.
    A propósito, esqueci-me de falar na doçaria envolvendo a utilização de batata doce, nomeadamente por alturas do Natal e Fim do Ano.
    ...Os deliciosos pastéis de batata doce do lado do Por do Sol algarvio e as não menos apetitosas azevias do Algarve mais Levantino!!

    No século XVI na sequência da descoberta, trouxemos a semente da América do Sul e Central e rapidamente foi plantada pela Europa e levada de seguida às Africas onde é hoje um legume indispensável na Africa lusófona e não só..
    F. Martins

    ResponderEliminar
  2. Boa noite

    Obrigado pelas excelentes achegas que nos deu sobre o tema batata-doce.

    Aqui em Faro, sempre se cultivou a "amarela" e a branca que chamamos "deliro" e que embora a sua forma seja semelhante à amarela, talvez até um pouco mais comprida, depois de cozida ou assada, fica um pouco mais rija que a amarela, mas é igualmente muito saborosa.

    Cumprimentos
    JJ Rodrigues

    ResponderEliminar

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues