quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PADRE SALOMAO

(no palco:- Salomão Morgado, José Silvino, José Maria, Anibal Moreno, José Joaquim)

O Manuel Mestre e o José Maria, já me tinham alertado que havia alguém á minha procura e eu intrigado perguntei-lhes quem era, mas comprometidos, eles mantiveram-se calados, na expectativa de me causarem surpresa.

Vi depois aparecerem na porta do clube, o José Silvino, a Graça Sousa e o Virgílio "russo", mas até aí tudo bem, não havia qualquer surpresa, para além de os ver por ali aquela hora da noite.

De súbito vi aparecer á porta, um homem de cabelo e barba grisalha extremamente magro, de voz calma, que aproximando-se de mim me perguntava: -Então já não me conheces? ... estás diferente, o que é feito daquela trunfa toda que tinhas na cabeça? ... não me digas que não me conheces?...

Cumprimentámo-nos sem que eu conseguisse descortinar de quem se tratava. A presença do Virgilio, fazia-me rebuscar na memória os amigos de infância que sabia emigrados em França, mas nenhum deles condizia ... até que ele desfez as minhas dúvidas, dizendo, sou o Salomão, já não te lembras de mim?

Emocionado voltei a cumprimentá-lo, abraçando-o. Claro que me lembrava. Foi há mais de trinta e cinco anos que ele saiu de Conceição de Faro, onde era o pároco.

Uma história triste de incompreensão e intolerância fez com que fosse afastado das funções que exercia na nossa paróquia e consequentemente de Conceição de Faro.

Mais tarde viria também a abandonar a vida sacerdotal, regressando á condição de civil.

Neste breve reencontro aproveitámos para recordar algumas actividades que ele juntamente com o Grupo Cultural e Desportivo, desenvolveu na Casa do Povo, como foram, o teatro e o jornal "Choque".

O José Silvino recordou aquele dia em que o padre Salomão, ao terminar a missa de domingo, se dirigiu para a sua bicicleta e a encontrou sem a roda da frente.
Alguém, para o arreliar, furtara a roda impossibilitando-o de usar a bicicleta motorizada, para o regresso a Faro.

Outro amigo que entretanto chegou para o cumprimentar  recordou que ele lhe tinha baptizado as duas filhas na mesma ocasião gratuitamente. Aliás, era sua pratica corrente, não cobrar ás pessoas com menos condições financeiras, qualquer importância pelos seus serviços.

De recordação em recordação, chegou a hora da despedida, com mais um abraço e um até breve.

Até á próxima amigo Salomão Morgado e obrigado pela visita.

Obrigado também aos amigos que me porporcionaram este belo momento, fiquei deveras emocionado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues