sexta-feira, 29 de julho de 2011

PEADOS E ENCABRAMADOS

"Oh Maria, traz a luz ..."

Longe vão os tempos em que a vida na Conceição de Faro, tal como em todo o pais rural, se fazia á volta da agricultura e dos animais quer de trabalho quer de criação.

Antigamente a cabana onde á noite se recolhiam os animais, ficava ligada á casa de habitação por uma porta de acesso e quem saia da cabana, entrava directamente para a "casa de fora" ou o mesmo seria dizer para a actual sala de entrada.

Por vezes era necessário "pear" e "encabramar" os animais que se punham a pastar.

As tarefas estavam associadas e podiam ser descritas da seguinte forma:

Pear significa colocar uma peia, pequeno troço de corda ou couro, prendendo entre si, duas patas do animal, impedindo-o de correr.

Encabramava-se o animal colocando uma peia entre o cabresto e uma das patas dianteiras, impedindo-o de levantar a cabeça mais que o desejado e  de roer as árvores ou arbustos que se encontrassem no local onde pastava.

Estas tarefas eram rotineiras. Colocavam-se de manhã, antes de irem para o pasto e retiravam-se á noite, antes ou depois de os recolher na cabana.

Naturalmente que os animais não gostavam das peias e por vezes, reagiam mal, escoceando ou pisando a pessoa que executava a acção de as colocar ou retirar.

A propósito, conta-se que certa noite um homem, ao retirar a peia de uma das patas traseiras do burro, recebe tamanho e inesperado coice que se estatela no meio da cabana.

Ás escuras e meio inconsciente grita para a mulher que deveria estar na casa de fora:

-Oh Maria, traz a luz que o burro deu um coice, não sei se foi em mim, se foi na parede!?

Também peados e encabramados nos sentimos agora, não podendo correr nem levantar a cabeça.

Talvez um dia a historia se repita e possamos dar aquele valente coice a quem nos fez tal acção!

Talvez ... mas até lá , tal como os burros, há que comer apenas a erva rasteira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues