sábado, 30 de julho de 2011

MESTRE HERMINIO

"Do tamanho do largo da Igreja ..."



Mestre Hermínio foi um homem que durante grande parte da sua vida se dedicou á construção de noras.

No inicio era pedreiro, mas com o surgimento de muito trabalho nas noras, mestre Hermínio á frente de um pequeno grupo de homens, construía a nora de raiz, isto é, abria o buraco, anelava e fazia todo o trabalho de construção, inclusive o tanque e as levadas.

Fora desta profissão mestre Hermínio era também um recuperador de alcatruzes do fundo das noras, nas quais mergulhava, em apneia, às vezes, a uma profundidade de mais de dez metros, munido de um covo de rede que prendia a uma corda, para alguém cá em cima debruçado no gargalo da nora o puxar, quando lá tivesse colocado os alcatruzes recuperados.

No inverno quando chegava a época da matança dos porcos era também chamado por muita gente, para esta tarefa que executava com mestria.

Alegre, brincalhão, estava sempre pronto para a graça e o trocadilho que rematava com uma curta gargalhada bem sua caracteristica.

Na parte final da sua vida, o vicio pela bebida, afastou-o do trabalho nas noras que também já era escasso, acabando por desempenhar as funções de coveiro, na freguesia.

Também nessa parte da sua vida, passava mais tempo na taberna, do que no trabalho ou na sua própria casa.

Recordo hoje uma das várias graças que se contam a seu respeito que reflecte bem, o seu apurado espírito brincalhão.

Conta-se que certa noite, estando no baile do senhor Manuel, foi dizer á mulher que se ia deitar.

A mulher recomendou-lhe: -Não apagues a luz, põe o candeeiro mais baixo mas não o apagues, para eu não andar ás apalpadelas quando chegar a casa.

Mestre Hermínio, antes de se deitar, cumpriu á letra o pedido da mulher. Baixou o candeeiro aceso mas para debaixo da mesa.

Ao chegar a casa, a mulher irritada com a brincadeira, grita:

-Ah homem que quase deitas fogo á casa!  Então tu pões o candeeiro aceso debaixo da mesa! ... Estás bêbado!?

E em geito de rogada praga:  -Um copo de aguardente deveria custar cinco contos de réis!

Mestre Hermínio, meio estremunhado, levantando ligeiramente  a cabeça, responde: -Sim mulher e deveria ser, do tamanho do largo da igreja!..

Voltando-se para o outro lado adormece novamente ...

2 comentários:

  1. Mais uma das boas saidas do mestre Herminio (minha filha é custoreira minha mulher governa a vida meu filho é bat-chapa e eu sou chapa batida )

    ResponderEliminar
  2. mais uma das boas saidas do mestre Hermínio ( minha filha é custoreira, minha muher governa a vida, meu fiho é bate-chapa e eu sou chapa batida

    ResponderEliminar

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues