terça-feira, 17 de maio de 2011

VAI Á FAVA

"Até que a ervilha encha ..."


Há alguns anos atrás, por esta altura do ano, era tempo de se aproveitarem as branduras matinais, para apanhar o feno.

Tarefa que naquela época se fazia manual começando por ceifar, enmolhar e finalmente acarretar para o sitio onde seria guardado, para mais tarde servir de alimento e até de cama, para os animais.

A Conceição de Faro, sendo uma freguesia rural onde as sementeiras se faziam maioritariamente de sequeiro, era uma boa produtora de feno.

Entre os fenos mais agressivos estava o das canoilas das favas cujo pó causava alergias.

Já na parte final da sua produção as favas ficam mais duras e menos próprias para ser cozinhadas. São por isso deixadas nos pés ou canoilas, para secar. Posteriormente apanhadas as vagens secas, são descascadas e os respectivos miolos postos ao sol para secar melhor e poderem ser guardados sem perigo de se estragar.

Enquanto se cozia o pão nos antigos fornos de lenha, era comum colocar, num pequeno tabuleiro de metal, as favas para torrar. Dava por assim dizer um aperitivo muito apreciado!

Chegando aos aperitivos, resta-me encerrar esta pequena descrição antes que vocês, caros amigos, me mandem á fava!

Meramente em sentido figurado mandar á fava, significa mandar aquela parte ou ... a parte nenhuma!

Também há os que são mandados á fava até que a ervilha encha, o mesmo será dizer ... vai fazendo qualquer coisa enquanto esperas ... porque a espera pode ser demorada!

Já agora, um pouco fora de época, convido-os todos para umas "favas de alhada", talvez em vossa casa para ser mais prático.
Quem não souber a receita pode perguntar que eu digo!

Bom apetite e até á próxima, se não fôr antes!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues