quinta-feira, 19 de maio de 2011

CARACOLADA


"... á moda de Conceição de Faro"


Porque há poucos dias os convidei para umas favas de alhada, lembrei-me que a seguir ás favas ia muito bem uma caracolada!

Uma caracolada á moda de Conceição de Faro!

Ou seja, como nós fazíamos antigamente:

"-Os caracóis eram apanhados no campo, nos restolhos, no feno, na beira dos caminhos, nas hortas, por todo o lado.
Não se fazendo qualquer escolha ou selecção, misturavam-se moiros, caracoletas e miúdos. Guardavam-se cerca de duas ou três semanas, num cesto ou outra vasilha bem arejada, para que pudessem limpar.

No dia aprazado para o petisco, quase sempre ao fim de semana, começavam por ser lavados, passando por várias águas até deixarem de estar viscosos. Após a lavagem deixavam-se já dentro do tacho algum tempo até ficarem todos com as cabeças fora da casca, garantindo assim que absorvessem melhor os temperos e também na altura de os comer fosse mais fácil retirá-los das respectivas cascas.

Após se verificar que estavam todos de cabecinha de fora, adicionava-se água até cobrir todos os caracóis e punham-se ao lume, para cozer. Depois da água começar a ferver juntavam-se os temperos a gosto que não variavam muito de casa para casa e que eram os seguintes:

-Alhos, casca de limão, malagueta, oregãos, poejo e sal. Tudo quanto baste, sem exageros, para que ninguém pusesse defeito!

Estão cozidos quando ao puxar o miolo para fora da casca, o caracol sai sem qualquer resistência.

Retiravam-se do fogo mas esperava-se algum tempo, para melhor absorverem o aroma dos temperos.

Ah, já me esquecia enquanto arrefeciam um pouco mais alguém ia apanhar uns bicos de pita que são óptimos para retirar os caracóis da casca enquanto outros punham a mesa.

Pão e vinho completavam a ementa."

Agora os tempos são outros, os caracóis todos do mesmo tamanho, são importados ou de viveiro e servidos á mesa de finos restaurantes, como se tratasse de requintado marisco.

O pão é torrado e barrado com manteiga. As bebidas são, a cerveja, o vinho verde e mais raramente o vinho tinto!

Eh pá com esta conversa toda já comia um caracolinho e vocês?

Também. Então venham daí, vamos ver se já se comem.

Estão bons, tomadinhos de sal para puxar a bebida!

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues