segunda-feira, 19 de agosto de 2019

FIGO TOQUE OU "TOKA"

Foto de Francisco Martins

"Toka" variedade de figo bravo na altura da saída do insecto quando à medida que vão abandonando o sincónio param uns instantes para descarregar o excesso de pollen que trazem agarrado ao corpo e assim aligeirar o voo até aos frutos que já se encontram receptivos.

A figueira brava 'macho' a tal de toque, 'cabrafiga', caprifig, trata-se duma figueira que nasce da semente do figo que foi polinizado pelo insecto 'blastophaga psenes'.

Pássaros, roedores, o homem, etc.. serão os responsáveis pela disseminação dessas sementes na Natureza.. e uma vez encontradas condições propicias germinam, crescem e tornam-se figueiras bravas de grande porte, que podem ser:
  • De fraca qualidade para a produção de bons figos de toque
  • Somente crescer sem produzir qualquer figo
  • Boas produtoras de figos de toque 
  • Eventualmente (muito raramente) produzir figos comestíveis de boa qualidade...
Alguns agricultores já terão encontrado nos seus terrenos figueiras que não plantaram e que dizem .... 'nasceu prá li' e que produzem óptimos figos, geralmente do tipo 'Smyrna' e que carecem sempre de polinização.
Também muitas figueiras bravas têm sido utilizadas como bons 'porta enxertos'

Já que estamos a falar de figos de toque devo dizer que a figueira 'toka' como chamamos no Barlavento, produz no ciclo anual, pelo menos 3 tipos de figos bravos.. e para simplificar vamos chamar-lhes:
  1.  O primeiro "de Primavera" que vem logo em Junho coincidindo mais ou menos com o tempo dos Lampos comestíveis,..os de São João.
  2. O segundo "de Verão" e que nas boas figueiras tokas devem estar precisamente agora bem à vista, preso na axila das folhas, tal e qual os vindimos saborosos mas cuidado pois podem parecer comestíveis..?!
  3. O terceiro "de Inverno" que à medida que a figueira perde a folha estes figos escuros de aspecto sujo e muito duros ao tacto crescem ao longo das pernadas que vão ficando lenhosas... pelo Inverno fora em maior ou menor numero..
As boas figueiras tokas mostram figos bravos ao longo de todo o ano e isto porque a Mãe Natureza se comprometeu a dotar a figueira brava dum fruto capaz de alojar e alimentar o insecto polinizador durante todo o ciclo anual, dotando-o com pollen na altura mais propicia

Fico por aqui e sugiro que se puderem dêem uma espreitadela a alguma figueira ou figueiras bravas para ver se tenho razão.. e depois continuamos..

F Martins

2 comentários:

  1. Olá José! Tenho uma pequena figueira que gostaria de polinizar. O senhor arranja um colar desses figos, por favor?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde
    Infelizmente não consigo arranjar-lhe figos de toca.
    Tenho um rebento com apenas 80 centímetros de altura que plantei há dois ou três anos mas ainda não deu nada. Estou a aguardar que cresça para saber se realmente é toca ou não.
    Quem me arranjou a poda também não sabia se era toca ou não, mas diz que os figos que a figueira produz fazem-se grandes, tipo lampo ou S. João e não amadurecem, pelo que supus que eram de toca.
    A maioria das figueiras não necessitam de toca, frutificam normalmente quando chegar a sua época.
    Qualquer coisa mais disponha.
    Cumprimentos
    J Rodrigues

    ResponderEliminar

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues