sábado, 31 de agosto de 2019

BRANDEIRO


"Brandeiro" é mais uma palavra que raramente se escuta na Conceição de Faro e que só os mais velhos conhecem o seu significado.

Aos poucos foi caindo em desuso, fazer o próprio pão, devido ás dificuldades inerentes quer seja de amassar e tender, quer de cozer no forno, sendo também raros os fornos particulares existentes na freguesia.

Há algumas dezenas de anos atrás existia um forno a lenha à porta de quase todas as casas e o pão era cozido em quantidade suficiente para alimentar a família por uma ou duas semanas.

Com os restos da massa, que já não chegava para tender um pão de tamanho normal, fazia-se um ou mais "brendeiros" (pães pequenos), na Conceição chamávamos-lhes "Brandeiros" .

No interior dos "brandeiros", por vezes, colocava-se um pedaço de chouriça, toucinho ou torresmos.

Aos "brandeiros" assim recheados chamávamos-lhes "Bolos".

Destes pequenos pães, o mais apreciado era o "bolo com chouriça", tanto assim, que ainda hoje se pode comprar em feiras, mercados e até nas padarias, continuando a fazer as delicias de muitos apreciadores.

É comum dizer-se, em particular as pessoas mais idosas, que isto já não é o que era. Na verdade em relação ao bolo com chouriça, de facto assim é, nem o pão é igual, nem a chouriça se pode comparar aquela que fazíamos na nossa própria casa.

A comercialização generalizada fez com que tanto o pão como a chouriça tenham perdido muito do seu sabor original.

Apesar de tudo, continuo fiel ao "bolo com chouriça" agora chamamos-lhe "pão com chouriça" e de vez em quando lá mato as saudades, comendo um!

Quanto ao forno, o meu está intacto, cheio de lenha e pronto para funcionar, só não há quem o queira utilizar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues