quarta-feira, 24 de junho de 2015

PREVISÃO DO TEMPO


Por ser dia de S. João, cumpri uma tradição ancestral, madruguei e saí à rua para ver de que lado é que soprava o vento.

Enrolei um pedaço de papel, peguei-lhe fogo, levantei-o um pouco acima da cabeça e constatei que o vento embora fraco, encaminhava o fumo para norte, ou seja, o vento soprava do quadrante sul.

Traduzindo a situação para a meteorologia popular, quer dizer que vamos ter o próximo inverno com alguma chuva.

Acreditando que a previsão esteja certa, teremos um inverno melhor que o anterior, onde o tempo andou ás avessas.

Essa situação complicou sobretudo trabalho das árvores de fruto de sequeiro nomeadamente as figueiras que devido ao tempo seco inesperadamente brotaram folhas e figos fora de época que caíram sem vingarem mas comprometeram para já, a colheita dos figos lampos que são os mais temperãos quanto ao resto das variedades de figos logo se verá.

Também as amendoeiras floriram com quase um mês de antecedência o que complicou a produção.

Até as andorinhas aproveitando o tempo quente e seco anteciparam cerca de um mês o seu regresso aos ninhos, para iniciar a sua reprodução.

Por tudo isto e muito mais, esperamos que a previsão esteja certa e que o próximo inverno seja regular em todas as suas situações, chuva, frio, sol e vento, para termos também um ano regular na produção e colheitas.

À parte isto, um bom dia de S. João para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues