sexta-feira, 8 de maio de 2015

O ACORDAR DAS FIGUEIRAS




A POLINIZAÇÃO DA FIGUEIRA

Estamos desde o inicio da Primavera em plena época de polinização tão necessária para o ideal desenvolvimento de muitos seres do nosso Reino Vegetal e que quando a Natureza colabora e facilita tal processo, é certo e sabido que iremos ter boas colheitas de todos os nossos saborosos frutos.

Contrariamente ao dizer de muita gente, as nossas figueiras não são excepção pois também têm as suas flores que embora recolhidas no interior do fruto, sem se mostrarem, irão receber a sua dose de pólen através de um dos sistemas mais complexos da Natureza...

Mesmo que não precisem do dito pólen para fazer amadurecer os seus frutos (as variedades partenocárpicas comuns), o insecto polinizador irá visitá-las e oferecerá o pólen que consigo transporta.

Outras variedades porém, (as de Esmirna e os vindimos de São Pedro) se não receberem o dito pólen a tempo e horas, entre Maio e Julho, nunca irão amadurecer e toda a sua produção irá secar e mirrar sem qualquer aproveitamento, caindo para o chão.

A responsável pelo processo de polinização é a figueira polinizadora, uma variedade bravia dispersa pelos nossos campos e que em simbiose com um minúsculo insecto (Blastophaga psenes) garante o elaborado processo.

Estas figueiras, no dizer dos nossos agricultores, figueiras de toque (palavra que vem do árabe 'dokkar - nome que dão a esta figueira) dispõem de uma genética diferente das restantes e proporcionam 3 camadas de frutos por cada ano.

Não nos iremos alongar por agora indicando datas e propriedades de cada camada destes figos bravos, indo simplesmente falar do fruto que nos interessa, o figo de toque da camada de Primavera e que nesta altura se apresenta em cachos em muitas dessas figueiras bravas, ainda verde e de cor mais ou menos carregada, podendo mesmo ser violáceo ou negro.

São estes os figos que em breve 'amadurecerão' e irão não só facultar grandes quantidades de pólen, como também o 'veículo' que o transportará até ao interior das variedades que dele precisam.

Para uma melhor elucidação aí vai uma fotografia de um desses figos bravos de Primavera tirada durante o mês de Maio e onde se pode ver no seu interior e logo abaixo do olho , uma 'floresta' de flores masculinas esbranquiçadas que fornecerão o pólen que quando o fruto amadurece tem a cor dourada.

Também se verá no interior do dito figo e cobrindo literalmente toda a parede interior, algumas centenas de pequenas cápsulas, que são flores femininas que a Natureza modificou transformando-as numa espécie de casulos, (flores galígenas) tendo cada cápsula no seu interior uma larva do insecto polinizador em desenvolvimento na sua metamorfose.

Na altura própria, em breve, a Natureza dirá, são estes os insectos que cobertos de pólen abandonarão o fruto pelo olho do figo e irão desempenhar a sua missão polinizadora.

Mais tarde falaremos um pouco mais da odisseia destes pequenos seres.

Boas colheitas
Francisco Martins

9 comentários:

  1. Boa Noite, terei que me deslocar ao sul do país para encontrar figos "toque"? tenho a figueira na zona de Sintra.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Só no Algarve é que este tipo de figo se encontra.
    Os lá de cima não sabem o que é e deixam que as camadas de figos se percam porque não Lhe proporcionam a tal polinização.

    ResponderEliminar
  3. Já sabia dessa "tecnica"... O pb mesmo é encontrar os ditos figos...

    ResponderEliminar
  4. boa noite
    será que este processo é semelhante com as figueiras do figo preto da região de Torres Novas?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Fotos muito interessantes.
    Como vos poderei contactar por e-mail para obter autorização para utilizar uma delas numa publicação?
    Origado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia
      Poderá contactar-nos pelo mail: jlrodrigues.22@gmail.com
      Cumprimentos
      JJ Rodrigues

      Eliminar
  6. Boa tarde. Apesar de natural do Algarve, não sei identificar a figueira de toque. Achei muito interessante este assunto. A figueira de toque produz alguma (das três referidas) camada comestível? Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde
    Pode ler o que publicámos sobre as figueiras de toque seguindo o seguinte link:
    https://a-amigosdaaldeia.blogspot.com/2019/08/figo-toque-ou-toka.html

    Cumprimentos
    JJ Rodrigues

    ResponderEliminar
  8. José Amado
    Caros conterrâneos, estou (vivendo) próximo de Coimbra, como posso adquirir os figos toque.
    Obrigados pela atenção dispensada.

    ResponderEliminar

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues