sábado, 20 de dezembro de 2014

FAVAS DOBRADAS



Acreditando no velho ditado de "favas sachadas, favas dobradas" resolvi sachar as favas que há cerca de um mês, semeei e que têm pouco mais que um palmo de altura.

Tudo correu bem à sacha, espero que o mesmo aconteça quando daqui por mais quatro ou cinco meses, começar a apanhar as vagens.

Mais tarde, fazendo fé em mais outro ditado popular que garante que "fava desbicada, fava dobrada" ainda terei de as "desbicar" .

A tarefa de "desbicar" a fava, consiste em cortar o bico à planta, logo acima da floração, para que deixe de crescer e concentre toda a sua força no crescimento das vagens.

Sendo uma sementeira de inverno não será necessário regar pelo que daqui até à colheita não haverá muito mais a fazer para além de vigiar e acompanhar o seu desenvolvimento, o que para mim é uma excelente terapia.

Entretanto terei de ir preparando o local para semear os coentros e para plantar algumas alfaces que como se sabe, acompanham bem com um bom prato de favas.

Também os alhos já estão no lugar onde irão germinar para que na altura própria se possam apanhar algumas folhas verdes  que irão complementar a receita das favas.

Certamente estão a pensar que a seguir vou falar no toucinho e chouriço de porco mas há muito tempo que na receita das favas, substitui esses ingredientes por azeite virgem.

Por enquanto isto ainda não são "favas contadas" ou seja, ainda não é certo que tudo correrá bem até à colheita.
Tudo dependerá do tempo favorável que convém que seja frio mas não em excesso, não venham grandes geadas e que também caia alguma chuva.


2 comentários:

  1. Espero que depois deste comentário não me mande à fava, mas quatro ou cinco meses não será tempo demais? Depois o cascabulho não estará preto e as favas duras?mas pensando bem não faz mal, faz-se fava rica de azeite e alhos, ou secam-se e comem-se torradas! Com apreço e VOTOS DE BOAS FESTAS:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À fava nunca o mandarei
      Mas gostava de lhe dizer
      Só no tempo exagerei
      Para apressado não parecer!

      Seja qual fôr a receita
      Eu por favas sou louco
      Se a coisa é bem feita
      Até como favas com choco!

      Feitas de que maneira fôr
      Quando a comida era escassa
      Minha mãe costumava pôr
      Favas, até no feijão com massa!

      Se já estiver a esbranquiçar
      E com água e sal cozinhada
      A essas nós costumamos chamar
      Favas de sapatada!

      Mas para o meu paladar
      Até com algum feitiço
      Nada se pode comparar
      Ás belas favas com chouriço!

      Eliminar

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues