terça-feira, 4 de novembro de 2014

FIGOS ALGARVIOS VII

Toda a temática do figo ou melhor de todos os figos, das nossas condições privilegiadas para a sua cultura, vai certamente dar que falar. Só não estou a ver as razões para uma quasi ostracização desse fruto de grandes tradições na nossa Província.

No seio da UE nomeadamente dos Países da orla Mediterrânica há empenho na sua divulgação e cultura.

Ando há um ror de tempo à procura de alguém interessado no assunto e conhecedor das nossas variedades deste fruto para troca de impressões e experimentação dos vários tipos mas não encontrei ainda ninguém.

É triste mas é assim ...

Basta atravessar a fronteira aqui ao lado, procurar e mesmo na Internet encontra-se tudo o que é necessário saber:
  • Pessoas dispostas a discutir o assunto e a trocar impressões e experiências
  • Publicações a propósito dos variadíssimos aspectos da sua cultura e onde se aprende muito.

A Internet tem inúmeros artigos, vídeos, clip's e blogs sobre o assunto mas terá que se saber inglês, espanhol ou francês.

Se tentarmos pesquisar em português, vamos 'aterrar' em paginas brasileiras que certamente me merecem todo o respeito mas não respondem às nossas necessidades..

Há uns dias deparei-me com um blog "interessantíssimo" criado por agricultor experimentado na zona de Beja (Senhor Coronel Teté)


Onde as pessoas interessadas na cultura da nogueira podem chegar facilmente ao seu contacto e pôr as suas perguntas. 
As respostas são prontas, esclarecedoras e gratuitas !

Aparentemente nós temos inúmeros técnicos altamente qualificados na sua maioria jovens, desempregados e sem qualquer horizonte à vista, talvez à espera duma oportunidade para emigrar,quem sabe ?!

Porque não criar pólos esclarecedores para juventude que planeie uma actividade agrícola, utilizando estes seus semelhantes e que os podem verdadeiramente elucidar ?

Enquanto que nos Países com condições inegavelmente inferiores às nossas se continua a apostar na economia de base agrícola, como muitos dos mais evoluídos a começar pelos Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, nós levamos muito tempo para compreender e acompanhar a passada dos outros.

Aqui e ali caímos em situações caricatas como o sujeito que limpou o bocado de mata que lhe pertence (como os serviços competentes aconselham) para prevenir incêndios por exemplo, está às contas com a Justiça e é capaz de ir para à cadeia porque não tratou do assunto com os papéis da praxe.

Já me alonguei em demasia e desculpem lá toda esta lenga-lenga mas tudo isto é revoltante!

Boa noite
F. Martins

1 comentário:

  1. Quando alguém a pura da verdade só se pode apoiar, mas não passa dai muito obrigada pelo comentário

    ResponderEliminar

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues