sábado, 11 de outubro de 2014

ATAMANCAR


Nós, que nascemos na primeira metade do século passado, sabemos perfeitamente o significado do "atamancar", que é o de "nos irmos governando ou remediando com o pouco temos".

Os nossos pais e avós que viveram as dificuldades dessa época ensinaram-nos que devíamos "atamancar" e foi o que fizemos:

  • Atamancávamos o almoço e ou o jantar, quando comíamos apenas um bocado de pão duro, com umas azeitonas ou um pedaço de toucinho de porco que tínhamos na salgadeira, ou uns figos secos ou torrados que guardávamos na arca;
  • Atamancávamos o calçado quando apesar de rotos ou quase sem sola, ainda usávamos as botas, os sapatos ou as alpercatas;
  • Atamancávamos na roupa que se ia remendando e se vestia até já não se poder remendar mais;
  • Atamancávamos na doença fazendo umas "mézinhas caseiras", deixando a visita ao médico para os casos já em desespero;
  • Em resumo passámos muitos anos da nossa vida a "atamancar".
O problema é que desejosos de lhes dar uma vida melhor que a nossa, educámos os nossos filhos e netos, de forma diferente da nossa e agora eles não sabem sequer o significado desta triste palavra.

Naturalmente que não sinto saudades dessa época, nem tão pouco venho fazer a apologia dos "pobrezinhos" mas lá que dava geito saber "atamancar" não há dúvida nenhuma que dava.

Tudo isto a propósito das noticias que todos os dias ouvimos, das dificuldades de muitas pessoas ou famílias porque adquiriram coisas que até já tinham mas que resolveram mudar para um modelo mais recente, muitas vezes aliciados pela publicidade do "compre agora e pague depois".

Bom, eu que apenas queria alinhar algumas palavras sobre "atamancar" acabei excedendo-me um pouco, resvalando no final para uma escrita um pouco mais  acinzentada.

Espero que não me levem a mal.

Desejo um óptimo fim de semana para todos!!!



1 comentário:

  1. Eu não nasci nessa altura, nasci na segunda metade do século XX, mas conheci o que é viver "atamancando". Para me darem uma vida melhor, os meus pais tiveram de "atamancar" muito, mas isso nunca esquecerei ...

    ResponderEliminar

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues