sábado, 23 de agosto de 2014

FIGOS ALGARVIOS II



Caro Amigo,

Foi com grande satisfação que recebi a vossa resposta que muito agradeço , bem como a vossa disposição e anuência em iniciar os primeiros contactos.

Também fico grato pela divulgação no vosso blog deste meu primeiro contacto e também das fotografias anexas.

Esteja à vontade, e poderá com certeza publicar tudo isso e se precisar mais diga-me por favor.

Como afirma e eu concordo em absoluto os antigos figueirais foram reconvertidos em outras culturas e os que não foram, deixaram de receber a atenção de outrora e certamente muitas árvores se perderam.

Tratava-se sobretudo de variedades próprias para a produção de figos secos que eram na grande maioria exportados.

Todavia penso que dum modo geral, o agricultor dos nossos dias ainda conserva na sua horta ou junto de casa alguma figueiras de selecção de variedades locais e que produzem frutos de grande qualidade, extraordinários de aspecto e sabor excelentes que servem para consumo próprio, também para abastecer o retalho de Praças e Mercados e também para, mantendo tradições, secar e guardar para o Inverno, torrar, confeccionar os queijos, estrelas e figos cheios, a pasta, etc..

A titulo informativo junto o link seguinte preparado por coleccionador americano, descrevendo uma parte da colecção, da Universidade Californiana de Davis »»».

(os figos identificados com números são variedades novas híbridas desenvolvidas naquela Universidade e outras Instituições dos EUA)

O figo do primeiro slide denominado nos EUA e hoje universalmente por 'Black Madeira' não é mais que uma variedade muito antiga do nosso Sotavento a que foram atribuidos varios nomes mesmo no Algarve e que seguiu no século XV com os primeiros povoadores para os Açores, Madeira e Canárias....

Após a segunda Grande Guerra, por volta dos anos 50 do século passado, um emigrante madeirense estabeleceu-se em Point Loma na California e lá plantou algumas estacas desta variedade que na Madeira (costa Norte) se conhecia por Figo Preto.

Também na Madeira os pomares de figo preto desapareceram na quasi totalidade para dar lugar à Cherimoia (Anona) que é bem mais lucrativa.

Para os standards americanos de aspecto e qualidade esta variedade é das mais procuradas por coleccionadores um pouco por todo o Mundo.

O figo preto da minha primeira fotografia enviada no mail anterior não é mais que um fruto desta variedade, dos muito poucos que ainda existem dado que está aparentemente em vias de extinção.

Por volta de 1880 esta variedade era conhecido por VIOLETA..

Temos pois aqui um bom exemplo da necessidade de preservar e cultivar estas frutos e assim evitar perder o nosso património.

Junto mais algumas fotografias deste VIOLETA que é efectivamente um fruto extraordinario em todos os sentidos.

Iremos mantendo este contacto e estarei sempre ao v/dispor

Melhores cumprimentos

Francisco Martins

1 comentário:

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues