sexta-feira, 22 de agosto de 2014

FIGOS ALGARVIOS




Caro JJ. Rodrigues

Gostaria de o cumprimentar pelo blog  'Amigos da Aldeia-Conceição de Faro' e simultaneamente solicitar a atenção para um assunto que diz respeito à nossa Província, que em tempos foi fonte de receita avultada para a época e que paulatinamente vai caindo no esquecimento de todos nós.

Refiro-me à cultura do figo, e à busca e divulgação de variedades algarvias identificadas pelos seus nomes nas respectivas zonas de cultivo e bem assim ajudar ao aparecimento de coleccionadores, a exemplo do que se faz um pouco por toda a parte nomeadamente nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, França,Itália.. etc...

O Algarve deve ser a par de outros lugares Mediterrânicos uma das melhores zonas do Mundo para a cultura deste fruto e isto já reconhecido por Pomólogos famosos Europeus e Americanos.

Uma contribuição para esta divulgação poderia vir eventualmente do vosso blog mediante a publicação de fotografias com os respectivos nomes e eventualmente uma ou outra historia sobre esta cultura, na vossa zona ou mesmo outras.

O Verão vai a meio e ainda haveria espaço para no decurso do ano se mostrarem bastantes figos algarvios.

Junto algumas fotografias da minha pequena colecção de figueiras Algarvias e que tento fazer chegar a coleccionadores de todo o Mundo.

Agradeço antecipadamente a atenção para o exposto e estarei sempre ao dispor para qualquer contacto.

Com os meus melhores cumprimentos


Francisco Martins
Portimão

1 comentário:

  1. Amigo Francisco Martins

    Antes de mais obrigado pelo mail, fotos e comentário ao nosso blog.

    Por achar o assunto bastante pertinente tomei a liberdade de publicar o seu mail.

    Na verdade na minha freguesia que está quase toda de regadio desapareceram os pomares de figueiras, subsistindo aqui e ali uma outra figueira mas sem expressão.

    Alguns figueirais que possam existir estão abandonados. Talvez seja uma boa forma para iniciar um trabalho como o amigo sugere, começando por mostrar os pomares abandonados.

    Não sendo eu um profundo conhecedor dos nomes das variedades de figos tentarei socorrer-me dos amigos.

    O primeiro passo foi dado com a ajuda do amigo que muito agradeço.

    Irei prosseguindo de acordo com a disponibilidade.

    Mais uma vez obrigado
    JJ Rodrigues

    ResponderEliminar

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues