terça-feira, 12 de novembro de 2013

SEMENTEIRA BOA


Longe vão os tempos em que na Conceição de Faro, a "Sementeira Boa", era aquela que se fazia antes da Festa da Padroeira ou seja antes de 8 de Dezembro.

A partir dessa data as sementeiras eram consideradas "serôdias" ou tardias.

Também não se podia correr o risco de as fazer "temporôas" ou "temporãs", isto é, demasiado cedo porque nesse caso poder-se-ia perder a sementeira devido ao calor e falta de chuva.

Nesse tempo a fava e o grizéu predominavam nas sementeiras de sequeiro da freguesia a que se juntavam o trigo, aveia, centeio, cevada e algum grão de bico.

As favas e os grizéus (ervilhas) enquanto verdes e frescos iriam servir-nos de apetitosas refeições durante a primavera, até começarem a secar ainda na rama, sendo recolhidos da terra no final desta estação (inicio mês de Junho).

Depois de secas as sementes dos grizéus iriam ser guardadas para a próxima sementeira.

Quanto ás favas também se guardando para semear, o excesso servir-nos-ia para alimentar os animais muares e o nosso próprio consumo sendo muito apreciadas torradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues