segunda-feira, 10 de junho de 2013

MARRALHEIRO



Está a chegar o verão, temperaturas amenas e é tempo de preparar os recintos para as festas ao ar livre.

Vêem aí as Festas dos Santos Populares e logo a seguir as festas de verão e os festivais de folclore.

Na aldeia de Conceição de Faro, a Junta de Freguesia, já tem programada a sua "Sardinhada" para a noite do próximo Sábado dia 22 de Junho que como habitualmente terá lugar no adro da igreja, com baile e participação da "Marcha de Bordeira".

Há alguns anos atrás era o Grupo Cultural e Desportivo da Casa do Povo que tomava a iniciativa e organizava as Festas de Verão, na nossa aldeia.

Todo o grupo se mobilizava dando o melhor de cada um dos seus elementos para que tudo corresse bem e as festas fossem um sucesso.

Todos ou quase todos, porque havia um que se fazia "marralheiro" e ficava por ali a observar o trabalho dos outros, sem nada fazer.

O "marralheiro" nem se dava ao trabalho de fingir que trabalhava e embora estivesse sempre presente, nada fazia, para além de nos fazer companhia e dizer uma ou outra "graça".

Foram mais de vinte anos que por ali andámos e sempre havia um ou mais marralheiros no grupo, repetindo-se a cena.

Há dias, encontrei por acaso, um desses tais marralheiros que há alguns anos não via. A conversa resvalou para as antigas actividades, do Grupo Cultural e Desportivo da Casa do Povo, recordando com alguma saudade aquela época das nossas vidas.

-Bons tempos, afirmava ele.
-É verdade mas já passaram, concordava eu.
-Que grandes festas que nós fazíamos naquele tempo, dizia ele.
-Nós?! ... Áh é verdade, tu também lá andavas, confirmei eu.
-Claro, então? ... fiz parte do grupo, orgulhava-se ele.

Conversamos sobre estas e outras banalidades e acabámos por nos despedir.
-Até á próxima amigo!
-Até á próxima e aparece!

Despedi-mo-nos e fiquei a pensar no "marralheiro". Afinal a sua participação foi importante para ele e quiçá para nós, porque como diz o ditado: -Se não empatares, já ajudas.

E ele, fazendo-se marralheiro manteve-se quieto e não empatou!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues