sábado, 4 de fevereiro de 2012

AGREGAÇÃO III

"As palavras são bonitas mas as acções serão dolorosas"


Continuamos sem certezas sobre o que vai acontecer á freguesia de Conceição de Faro, se terá ou não de ser agregada.

O que se sabe é que o Governo aprovou esta semana uma proposta de lei que estabelece as regras para a redução do número de freguesias, devendo ser extintas cerca de 1500, das 4259 existentes.

Talvez com a intenção de comprar algumas consciências mais renitentes foram também prometidos incentivos financeiros ás freguesias que se agreguem.

A proposta aprovada segue agora para a Assembleia da Republica, onde será discutida e aprovada, devendo o processo estar concluído até final de Julho próximo.

Aqui na Conceição de Faro, segue tudo na "paz do senhor" sem que ninguém se mostre muito preocupado com o futuro da sua freguesia.

Na verdade se há alguma acção a decorrer não tem sido divulgada o suficiente porque até hoje ainda não tivemos noticia dela o que naturalmente nos preocupa.

Será que vamos aceitar a sua extinção, sem qualquer luta, perdendo a nossa identidade, a nossa referência histórica de mais de quinhentos anos.

Curiosamente o governo afirma que "a racionalização do número de freguesias não visa uma redução da despesa pública afecta às freguesias que serão aglomeradas, mas sim, a libertação de recursos financeiros que serão colocados ao serviço das pessoas, garantindo a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos com menos recursos financeiros ".

 As palavras são bonitas mas as acções serão dolorosas.

Extinção ou agregação, significa acabar com o serviço de proximidade que a Junta desempenha junto da comunidade. Esses serviços serão centralizados numa outra Junta que já tendo os seus próprios problemas dificilmente conseguirá resolver os nossos em tempo útil.

1 comentário:

  1. Vejo toda a gente parada!!! Ninguém se mexe contra esta situação!?

    ResponderEliminar

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues