sábado, 3 de dezembro de 2011

CALAMIDADE



Quase vinte e quatro horas consecutivas de chuva moderada por vezes forte e o resultado foi - uma calamidade!

Faz hoje 22 anos que ocorreu a última grande cheia, na Conceição de Faro. Foi no inesquecivel Domingo, 3 de Dezembro de 1989.

A Ribeira do Rio Seco, transbordou do seu leito deixando tudo submerso ao seu redor, a partir da Conceição, até á foz, na zona dos Salgados.

O Paço Branco e as Campinas, onde a água na zona do Chelote, chegou a atingir os 3,00 metros de altura, sofreram situações difíceis com muitas pessoas a perderem os seus haveres, chegando a amarrar com cordas os porcos nas pocilgas e refugiar as ovelhas, no andar superior das suas casas.

Mobiliário destruído, carros, alimentos, roupas e animais de capoeira, tudo se perdeu.

Daí que os residentes nestas localidades estejam apreensivos quanto ás obras de requalificação da EN125 que a sul das Campinas, podem bloquear as águas em caso de cheias.

Se sem esse bloqueio foi o que foi, agora é fácil imaginar o que poderá ser, com a estrada a impedir as águas de correrem no seu leito natural.

Desde essa data já ocorreram mais cheias, embora não tão graves e de consequências tão dramáticas.

As imagens servem para deixar um alerta a quem tenha a responsabilidade de prevenir que situações como estas não possam agora mais facilmente acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues