domingo, 4 de dezembro de 2011

BLOITO


Uma das palavras há muito tempo caída no esquecimento na Conceição de Faro, é o "Bloito".

Hoje inesperadamente saiu-me a propósito de alguém baixo e gordo afirmando na brincadeira, parece um "bloito".

No entanto fiquei a pensar se seria esta a palavra que ouvi tantas vezes em pequeno.

Na dúvida perguntei a uma pessoa mais idosa que me confirmou o antigo uso da palavra, para referir um cântaro de barro ao qual faltam, o gargalo e as asas.

Sem estas peças o cântaro assemelha-se a uma grande e bojuda bilha, sem um feitio bonito e já com pouco préstimo.

2 comentários:

  1. Bloito

    Aprender até morrer!
    pois eu estava convencido, de que este termo derivava de blota,corruptela da palavra bolota, por ter o mesmo feitio.
    O certo é que,entre os meus amigos de infância, havia um baixinho, gordinho e atarracado, de quem as nossas mães diziam carinhosamente:
    tão engraçadinho...parece um bloito.
    Com as naturais mudanças de idade, perdeu a gracinha.
    Então e não é que tem agora um neto
    que é um bloitinho!!!!

    ResponderEliminar
  2. Vem no dicionário:
    http://www.aulete.com.br/bloito
    Confirmo que pessoa idosa da zona dizia «parece um bloito».

    ResponderEliminar

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues