quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

AGREGAÇÃO II

Foi actualizado o documento verde da reforma da administração local que em relação á nossa freguesia não vem alterar nada ou seja continuamos no grupo das freguesias a agregar.

A reforma cujo resultado final terá de estar aprovado até Junho do próximo ano, baseia-se num outro código estatístico revisto em 2009 que é o TIPAU ou seja a tipologia das áreas urbanas.

Este código estatístico classifica as freguesias portuguesas em três tipos:
  1. APU - área predominantemente urbana
  2. AMU- área mediamente urbana
  3. APR - área predominantemente rural
Mediante a aplicação deste código a freguesia de Conceição de Faro, com 21,80km2 e 4 499 habitantes é classificada como AMU.

Agora segundo o critério do documento reformador, em concelhos de nível 2, como é o caso de Faro, as freguesias do tipo AMU, com menos de 5 000 habitantes e a menos de 10kms da sede do concelho, deverão ser agregadas.

Para além da base nos elementos estatísticas o documento reformador, oferece ainda algumas hipóteses a ponderar que poderão servir como argumento para a continuidade da freguesia, como é o caso do funcionamento de ATLs e actividades para idosos.

 Na elaboração da legislação do novo mapa autárquico, as freguesias que forem agregadas verão respeitada a sua identidade, a sua toponímia, bem como a sua história e cultura.

No que toca á nossa freguesia embora já tenhamos ouvido várias opiniões até agora não há qualquer certeza sobre o seu futuro.
Alguns afirmam que vamos manter a Junta outros que vamos agregar a Estoi, ou a S. Pedro ou até mesmo á Sé.

Esta reforma será feita quer se concorde ou não, por isso, vamos unir-nos e mostrar a quem tem o poder de decidir que queremos manter a nossa freguesia.

Uma freguesia com mais de quinhentos anos de história, não pode acabar, por uma reforma que nos é imposta contra a nossa vontade.

Temos uma palavra a dizer e vamos dizê-la, de forma unida e correta, para que possa ser ouvida, considerada e respeitada!

3 comentários:

  1. Estou completamente de acordo,o que tiver que ser feito, tem o meu apoio.

    ResponderEliminar
  2. Olá estou completamente de acordo, não podemos perder a junta de freguesia, o que tiver que ser feito
    terá o meu apoio.

    ResponderEliminar
  3. Olá estou completamente de acordo, não podemos perder a junta de freguesia, o que tiver que ser feito
    terá o meu apoio

    ResponderEliminar

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues