sábado, 23 de abril de 2011

RAIOS DE CARRETA

"Qualquer dia até comes raios de carreta!"


Hoje de manhã quando falava com um amigo a propósito da situação actual em que se vive, surgiu-me a frase que há muito não ouço pronunciar.

Qualquer dia até se come raios de carreta!

Rimos. O meu amigo, alguns anos mais novo do que eu perguntou:
-Raios de carreta? O que é isso?

Respondi-lhe: -Olha, não é nada que se coma!

Expliquei melhor. Bom, carreta sabes o que é e os raios são os elementos que seguram os aros das rodas e que antigamente nas carretas eram feitos de madeira e ferro.

Naturalmente que a frase era em sentido figurado querendo significar que para matar a fome comia-se qualquer coisa, mesmo até aquilo que em principio seria difícil comer.

Hoje, os tempos são difíceis mas certamente nunca chegarão a ser como no inicio e até meados do século passado em que o povo vivia na miséria, sem nada para comer.

Nesse tempo na Conceição de Faro eram muitos os pedintes que de pau e saco ás costas deambulavam pela freguesia, batendo á porta das casas mais abastadas para que lhes dessem alguma coisa para comer.

Do tempo da minha infância recordo a Quinta do Outeiro de Joaquim Baptista e a Quinta Grande de Chico Norte e Joaquim Bernardo, onde os pobres pedintes sempre eram bem recebidos, sendo-lhes dado uma refeição quente e um lugar para pernoitar.

Felizmente que naquele tempo haviam outras mais casas e pessoas que gostavam de dar ajudando os mais necessitados merecendo por isso o nosso reconhecimento.
Refiro  apenas estas por serem as do meu conhecimento pessoal.

Entretanto com isto tudo não dei pelo tempo passar e tive de me despedir á pressa. Acabei por me esquecer de lhe desejar boas festas.

Aproveito agora para lhe desejar a ele, a todos os meus amigos e eventuais leitores, votos de Boa Páscoa e melhores dias!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues