sábado, 6 de novembro de 2010

TALEFE


Conheço-o desde a minha infância porque nasci a pouco mais de uma centena de metros da sua localização.

Está no sitio dos Caliços quase no extremo nascente da fazenda do "Agostinho" mesmo em cima do valado que faz a partilha daquela propriedade com um pequeno mato meio abandonado.

Na infância, a curiosidade levava-me a  ir pela vereda que serpenteava entre aroeiras, tojos e tomilhos, para subir ao seu cimo. Naquele tempo, lá de cima, avistava-se algumas casas dispersas, alfarrobeiras, figueiras, o valado e o mato em redor.

Para sul aparentemente a curta distância até á linha do horizonte, podia ver o mar que em dias claros reflectia a luz do sol como um grande espelho.
Se lá fosse á noite, veria um espectáculo de luzes trémulas que me pareciam as de uma procissão, todas muito alinhadas correspondendo ás traineiras que no mar efectuavam a sua faina de pesca nocturna.

Quanto ao "Talefe" não sabia ao certo para que servia, mas habituei-me a respeitá-lo porque tinha sido advertido pelos meus pais para não lhe causar qualquer estrago, caso contrário, seria castigado pela tropa ou pela guarda.

Na escola aprendi que o seu verdadeiro nome era "Marco geodésico" e que era muito útil para a orientação da tropa. A partir desse conhecimento fiquei a respeitá-lo mais, embora não compreendesse como é que orientava a tropa se eu nunca tinha visto por ali qualquer tropa.

Hoje o nosso "Talefe" ainda lá está. Talvez já não oriente a tropa, mas mantém-se num dos pontos mais altos da freguesia de Conceição de Faro.

Não sei ao certo a sua idade, sei que foi construído pelos militares, na década de 40 para 50, do século passado.

Resta dizer que o velho valado de caliço foi construído alguns anos antes, por um pedreiro residente nas redondezas que se chamava João Rodrigues Pereira, com a ajuda do seu filho mais velho João Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues