segunda-feira, 11 de outubro de 2010

AZINHAGA

"... associada ás boas recordações de infância."


Há muito tempo que este nome andava na minha cabeça, sem saber ao certo a razão destas recordações, nem tão pouco onde seria a tal Azinhaga.

Recordava-me vagamente de que na minha infância passava por uma Azinhaga.

Um caminho estreito, com muita areia, ladeado por altos montes onde a espaços existiam canas que pendiam sobre o mesmo, tornando-o sombrio, ao mesmo tempo que fresco. É esta imagem que trago na memória.

Mas na Conceição de Faro não conheço qualquer caminho que se possa considerar uma Azinhaga e não sei porque a recordava.

Ontem por acaso ao comentar com a minha mãe a proximidade do dia da Feira de Faro, ente outras coisas ela fala-me de um atalho que quando vivíamos no Sitio dos Caliços costumávamos usar passando pela Azinhaga que da Galvana dava acesso á estrada da Caldeira do Neto, indo sair um pouco mais abaixo do Porto do Carreiros, a caminho de Faro e da Feira anual.

Esta seria a  Azinhaga das minhas recordações, por onde passei várias vezes, a pé ou de burro, a caminho da Feira. Por muito que procurasse não a encontrava porque hoje já não existe.

Haviam dois acontecimentos a que os meus pais nunca faltavam, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição e a Feira de Faro.
Estes eventos fazem parte da minha vida de tal forma que também eu, nunca faltei a qualquer um deles.

Para as gentes de Conceição de Faro, há alguns anos atrás, a Feira de Faro tinha tanta importância que nos dois dias principais 19 e 20 de Outubro, fazia-se uma espécie de feriado popular e toda a gente vestia a roupa domingueira e ia á Feira.

As pessoas iam estrada fora acabando por formar grandes grupos a caminho da Feira que se realizava no Largo de São Francisco e ruas limítrofes.

Excepcionalmente nestes dois dias as camionetas da carreira, antigos autocarros, esqueciam os horários e os locais de paragem oficiais, fazendo o transporte continuo das pessoas, parando em qualquer lugar, para receber passageiros que transportavam para a Feira.

Quanto a mim não fiquei totalmente ciente em relação á Azinhaga da Galvana, nem tão pouco ao motivo porque a recordo agora, pelo que continuo procurando.

Talvez algum amigo ao ler este texto, saiba mais sobre esta e outras Azinhagas que tenham existido na Conceição de Faro ou nas suas imediações e queira partilhar aqui esse conhecimento.

Ontem á noite falei com o Faustino que me confirmou a existência da Azinhaga da Galvana que aliás passava junto a uma das suas propriedades. Esta Azinhaga era o caminho mais perto para a cidade de Faro, para as pessoas que residiam na parte nascente da freguesia.

Segundo o Faustino, da Torre de Natal para a Galvana, também existia uma Azinhaga onde actualmente é a estrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues