"Conceição freguezia derramada por cazaes a N.O. de Faro, quasi toda em terreno plano e de boa produção de cereaes e algum figo. Igreja mediana em fábrica, junto á ribeira que vêm á ponte do Rio Secco na estrada de Faro, só com casas do parocho ao pé, o qual pagava outr´ora 400 réis por anno ao prior de S. Pedro de Faro, de reconhecença. Confina com Estoi ao N., S. João da Venda e Stª. Barbara a O., Faro a S., Pexão a E. ... antigo curato de apresentação do Bispo no termo de Faro..."
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
LUDGERO URBANO
Há dias precisando de uma imagem para ilustrar um texto que publiquei aqui sobre os velhos "Trilhos" que eram usados para a debulha, lembrei-me do amigo "Ludgero Urbano".
Sei que ele colecciona e possui um grande espólio de máquinas e instrumentos agrícolas, com os quais organizou um museu particular agrícola.
Pensava telefonar-lhe mas encontrei-o por acaso e fiz-lhe o pedido. Sempre disponível prometeu logo ajudar-me.
Hoje, o Ludgero telefonou para me dizer que tinha mandado entregar-me as imagens.
Junto recebi também o seu livro "História da Mecanização e Agricultura - Algarve" que contém também muitas imagens.
Obra interessante publicada em 1995 é sem duvida nenhuma o resultado de muitas horas de pesquisa aturada e dedicação, á causa do conhecimento da agricultura.
Obrigado amigo pela tua disponibilidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Possuo um exemplar dessa obra, e tive o prazer de visitar o Museu que considero de muito valor e interesse, para quem se dedica ou interessa pela actividade agrícola.
ResponderEliminarNuma altura em que volta a reconhecer-se a grande e real importância da Agricultura , para o equilíbrio e melhoria da Economia do País, o sr Ludgero Urbano é credor da nossa consideração pela sua dedicação à causa que desde sempre o apaixonou.
José Elias Moreno