quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

A VENDA DO SR. MANUEL


E daqui a 50 anos ?. . .

A caixinha que mudou o Mundo está a completar 50 anos de implantação no nosso País. Será no dia 7 de Março que a Rádiotelevisão Portuguesa comemora meio século de existência. Lembro-me vivamente desse enorme acontecimento.

Não se falava noutra coisa, por isso nunca me hei-de esquecer que alguns dias depois da televisão ter chegado - a preto e branco, claro está - primeiramente às cidades e só depois às vilas e aldeias, fui com meu pai a Faro para ver também a televisão pela primeira vez.

Nunca me hei-de esquecer desse dia, assim como guardo na memória as frequentes quebras de emissão e a mensagem que era colocada no ecran: “Pedimos desculpa por esta interrupção, o programa segue dentro de momentos”... Por vezes, esses momentos eram de dezenas de minutos, no entanto, da plateia que se juntava para ver a televisão (com a emissão diária a fazer-se apenas durante algumas horas e ao domingo um pouco mais alargado) ninguém arredava pé. Eram pequenas “multidões” que se juntavam um pouco por toda a parte, para ver a televisão - o fenómeno.
Por exemplo, na Conceição de Faro, largas dezenas de pessoas deslocavam-se do Besouro, da Chaveca, de Bela Salema e de outros sítios, para na aldeia assistirem à matinée televisiva que o Sr. Manel da Venda organizava no salão de baile (do Ti Mariano), onde à noite o dito se realizava.

Era nesse espaço que por 5 tostões por pessoa (os moços até aos 10 anos não pagavam, mas tinham que permanecer calados senão eram postos na rua)... há quase 50 anos vi muitos programas de televisão, Telejornais, séries da Lassie, do Bonanza, etc... e também me lembro de, mais tarde, assistir às primeiras comunicações políticas do Marcelo Caetano, intituladas “Conversas em Família”... Enfim, assim se foi evoluindo, o Mundo foi mudando e a Televisão, tal como já tinha acontecido com a Rádio, passou a “dominar” o quotidiano. Por isso se diz que a caixinha que mudou o Mundo é a Televisão! Hoje, cinquenta anos depois, estamos a aderir à internet e a depender cada vez mais das novas tecnologias - de dia para dia mais potentes, universais e acessíveis, prontas a continuar a mudar o Mundo... Mas... interrogo-me, obviamente: e daqui a cinquenta anos, que invenção surgirá para continuar o Mundo a mudar ?

José M. Moreno / RS
(Transcrevo aqui, com a devida vénia um artigo do nosso conterraneo e amigo José Mateus Moreno que é o Director do Jornal Região Sul, porque recorda acontecimentos da nossa Aldeia e do seu passado recente.

Boas Recordações !!!
Um abraço Zé .)
JJ Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues