quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

A HISTORIA

Freguesia de Conceição de Faro

Com uma área total de 21.80Km2 a freguesia de Conceição encontra-se situada no centro do concelho de Faro, a Norte da cidade.
O povoamento desta freguesia é muito remoto. No entanto as referências documentais mais antigas à freguesia de Conceição de Faro, são dos finais da Idade Média, inicio do século XVI quando a povoação foi elevada à qualidade de freguesia.

Dessa época, data a importante campanha de obras realizadas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em que o templo foi totalmente reformulado.

No ano de 1554, a freguesia era composta por cinquenta fogos e uma população de duzentas pessoas.

A importância da localidade foi crescendo gradualmente e no ano de 1758 a freguesia de Conceição de Faro contava cento e quinze fogos e uma população de quatrocentos e vinte habitantes.

Em finais do século XIX principios do século XX, a freguesia conheceu uma nova fase da sua existência, com o desenvolvimento de propriedades agricolas de certa dimensão e importância, testemunhadas por algumas noras que ainda existem na freguesia.

Actualmente a freguesia conta com uma população de 3751 habitantes, (Censos de 2001). Desta população 1870 são homens e 1881 são mulheres, distribuida por 1315 familias clássicas e por 1343 edificíos.

A ordenação heráldica do brasão e da bandeira da freguesia foi publicada no Diário da República, III série, de 24 de Julho de 1997, podendo ser descrita da seguinte forma:
-Armas - Escudo de azul, com um engenho de nora de prata, realçado a negro;
-Em chefe, uma estrela de seis pontas contida em um crescente coroada com coroa antiga, tudo em ouro;
-Coroa mural de três torres de prata;
-Listel branco com a legenda a negro em maiusculas "CONCEIÇÃO - FARO".
Quanto à bandeira, é branca, com cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.
(Fonte:-Livro "Faro - Cidade da Cultura..."publicado por HÉSTIA EDITORES-2005)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues