domingo, 5 de julho de 2020

HONORATO PISCO RICARDO



O mail dum amigo trouxe-me à memória um homem que certamente merecia um pouco mais de reconhecimento da sua terra natal que ele amava.

Trata-se de Honorato Pisco Ricardo ou mais concretamente do professor Honorato.

O Honorato, nasceu no sitio dos Caliços, na freguesia de Conceição de Faro. Os seus pais trabalhadores rurais, saiam cedo para o trabalho só regressando à noite, por isso deixavam-no ao cuidado dos seus vizinhos também eles trabalhadores rurais mas que tinham um filho quatro anos mais velho que cuidava dele.

Passou os primeiros anos da sua infância na casa e ao cuidado do seu vizinho, nascendo uma amizade fraterna que durou para a vida toda, não sendo irmãos de sangue, foram de criação.

Entretanto chegou a idade de ir para a escola e o Honorato concluiu a 4ª. classe na Escola Primária da Conceição.

Pode-se dizer que foi dos poucos rapazes nas suas condições que o conseguiu porque naquela época foram raros os rapazes que não eram antecipadamente retirados da escola antes de concluírem a 4ª. classe.

Foi o que aconteceu ao seu irmão de criação que saiu logo após concluir a 3ª. classe, para ir trabalhar e ajudar os pais. 

Talvez o facto do Honorato nascer com uma deficiência física que o obrigava usar "muleta" e em consequência disso não poder desempenhar as tarefas do campo, fez com que pudesse continuar a estudar.

Quando foi estudar para Faro passou para os  cuidados de uma tia que residia no Besouro que diariamente o encaminhava para a escola.

Aproveitou todo o apoio e aos dezoito anos termina o Curso Geral de Administração e Comércio, na Escola Comercial e Industrial de Faro.

Continua os estudos e aos vinte e três anos obtém o diploma de Professor Primário, na Escola do Magistério Primário de Faro.

No ano seguinte é colocado na Escola Primária da Fuzeta, onde lecciona durante vários anos.

Foi também para a Fuzeta que teve de mudar a sua residência e onde viveu até ao final da sua vida.

Em 1960 incorporou-se na Telescola da Fuzeta, da qual foi um dos seus criadores.

Apesar das múltiplas tarefas o Professor Honorato, continuou os seus estudos e em 1986 termina a sua Licenciatura em História.

Após a licenciatura leccionou em Olhão, na Escola Básica 2,3 e Secundária Dr. João Lúcio, Escola Básica Dr. Alberto Iria, Escola Básica 2,3 José Carlos da Maia.

Já reformado continuou a dar aulas no Colégio Algarve, de Faro.

Personalidade relevante da vida cultural local e regional,  destacando-se no ensino, na poesia, no jornalismo e nos jogos florais.

Foi colaborador do jornal Diário de Noticias, dos jornais regionais nomeadamente "O Olhanense", Jornal “Brisas do Sul”, Correio Meridional, Jornal Notícias de S. Brás, Distrito de Faro, Folha de Domingo, Gazeta de Salir, A Voz de Quarteira, Jornal de Lagoa.

Foi responsável pelos Jogos Florais de Nossa Senhora do Carmo da Fuzeta, elemento do Júri de vários concursos literários, escreveu prefácios de livros de poesia e prosa e diversas letras musicais. 

A nível associativo foi sócio fundador da Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve, exerceu funções dos órgãos sociais do Clube Recreativo Fuzetense e participou em comissões das festas em honra de Nossa Senhora do Carmo.

Inesperadamente morre aos sessenta e seis anos de idade, regressando finalmente à sua terra natal onde está sepultado.

Em reconhecimento das suas relevantes actividades, a Câmara Municipal de Olhão atribui em 2019 o nome de Professor Honorato Pisco Ricardo, a uma rua do município, situada na Freguesia de Moncarapacho e Fuzeta.

Pensamos que da mesma forma, o Município de Faro, deveria atribuir o seu nome a uma das ruas ou praças da nossa freguesia.

Termino esta memória, com uma simples quadra que resume o que foi o Professor Honorato Pisco Ricardo.

A autoria é do seu amigo, José Elias Moreno:

Amigo sempre dedicado
Franco e leal ... um senhor
Por todos é recordado
Como o senhor Professor!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues