sábado, 6 de dezembro de 2014

VARRER O TESO


Nas minhas deambulações pelo passado da aldeia de Conceição de Faro volto hoje ao baile do Mariano que mais tarde foi do senhor Manuel, para falar da famosa dança de "varrer o teso".

Varrer o teso era uma dança viril, só para homens que em parelhas agarrados pelos braços, tentavam derrubar as outras parelhas participantes com uma varridela de pernas, enquanto rodopiavam pela sala ao som do corridinho.

As parelhas iam sendo eliminadas à medida que eram derrubadas, ficando para o fim os mais ágeis que se esquivavam das varridelas ou mesmo que atingidos não eram derrubados.

O objectivo final seria o de encontrar a parelha vencedora que naturalmente era a única que se manteria de pé até ao fim, para depois ser aclamada e aplaudida por todos.

Esta dança que era por demais conhecida causava sempre um grande alvoroço na sala e todos os que não participavam apressavam-se a pôr a salvo, nas últimas filas da bancada, para não ser atingidos nas quedas dos que iam sendo derrubados.

"baile da Conceição" não era o único que sempre terminava com esta dança, mas neste baile foi famosa e habitual durante muitos anos.

Foram muitas as parelhas de homens que aqui vinham à procura de fama, mas houve uma, constituída por dois irmãos naturais da Conceição de Faro que se distinguiu como grande campeã. 

Estou a falar do José Cardoso que emparelhado com o seu irmão João eram imbatíveis no varrer do teso vencendo todos os que se arriscavam a defrontá-los. 

Os irmãos que combinavam perfeitamente nos movimentos, tinham  grande agilidade e destreza, para além de muita força de pernas, tornando-se impossível derrubá-los.

Mercê da sua invencibilidade os dois irmãos ganharam fama, admiração e respeito, não só na Conceição de Faro mas  por  todas as redondezas, pelo que amiúdas vezes surgiam homens de outras localidades para os tentar derrotar mas que conste, nunca o conseguiram.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues