terça-feira, 9 de julho de 2013

O PÉZINHO

Na Conceição de Faro, no tempo em que as casas eram caiadas, usava-se o "pézinho", uma espécie de rodapé pintado.

O pincel era passado no ângulo formado entre a parede e o pavimento, fazendo uma barra, caiada uma parte na parede e a outra no chão, como se fosse um pé que contornava todo o pavimento.

O "pézinho" era feito tanto no interior como no exterior das casas e a largura da barra no chão andava entre os 3 e os 8 centímetros, dependendo do gosto e da destreza da dona de casa .

Não se usando o actual rodapé para proteger a parte inferior das paredes, ao fim de algumas limpezas do pavimento a parede ficava suja e era necessário renovar o "pézinho".

Assim, enquanto as casas eram caiadas na melhor das hipóteses uma vez por ano, o "pézinho" era caiado amiúde para dar um aspecto fresco, limpo e asseado á casa.

Para caiar as casas normalmente chamava-se o caiador enquanto o "pézinho" era a própria dona de casa que o fazia.

Caiava-se utilizando a cal que se comprava em pedra (cal viva) e que era necessário "abrir" para usar.

Abria-se de véspera a cal viva, juntando-lhe água e "mexendo". A mistura começava por ferver durante algum tempo e aos poucos ia-se transformando numa pasta branca (cal aberta) com a qual se caiava.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues