sábado, 13 de julho de 2013

O AZEITE



Há dias, a falar com o amigo Gonçalves, a conversa resvalou para o azeite e a forma como era feito em casa, no tempo dos nossos avós.

Este árduo trabalho feito á mão de forma artesanal, sem sequer ter a ajuda duma prensa, tinha mais ou menos os seguintes passos.

A tarefa começava pela apanha das azeitonas em plena maturação, não as deixando amadurecer demasiado ou secar.

De seguida esmagavam-se á mão, usando um martelo, maço de madeira ou simplesmente uma pedra, colocando-as a seguir, dentro duma saca de serapilheira.

Preparava-se o tabuleiro em chapa, com quatro pés, sendo que os dois anteriores eram mais altos que os posteriores, ficando com uma inclinação, em direcção a um bico por onde iria escorrer o liquido.

Enquanto isso era aquecida a água, que se deitava no saco onde já estavam as azeitonas esmagadas.

De imediato atava-se a boca do saco e  esfregava-se energicamente no tabuleiro, o saco com a água quente e as azeitonas, obtendo uma mistura de água e azeite que ia escorrendo pelo bico do tabuleiro, para um outro recipiente.

Repetia-se a tarefa da água e da esfrega, até já não se conseguir obter mais mistura.

Depois de arrefecer a mistura, o azeite vinha a cima, sendo recolhido para vasilha própria.

No fundo ficava a "água russa" que com o "bagaço" (mistura de caroços e alguma polpa que ainda ficavam no interior do saco) eram aproveitados para, juntando ao farelo, alimentar os porcos.

O azeite naquele tempo era usado na alimentação, na iluminação e para algumas mezinhas caseiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues