segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BAILE POPULAR




No sábado, na sua apresentação no festival de folclore, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale Paraíso, Azambuja, encenou um "despique" num antigo baile popular.

Nesta representação os bailadores divididos em dois grupos, simulavam uma rivalidade começando por uma espécie de provocação verbal para depois terminarem num renhido baile ao despique.

No final, o baile termina com cada um dos grupos contentores, convencido de que foi o vencedor.

Uma curiosidade neste Rancho que segundo afirmaram é caracteristica  única no país, os bailadores rodam para a esquerda e não para direita o que causa alguma dificuldade nos moços de fora da terra quando pretendem entrar nos seus bailes.

Tudo isto me trouxe á memória o antigo baile do Senhor Manuel, na nossa aldeia, onde as moças de pé junto ás mães, aguardavam que o baile começasse e os convites dos moços para dançar.

Os moços por sua vez juntavam-se no centro ou num dos lados junto ao palco, competindo para assegurar o seu próximo para para dançar.

Algumas moças tinham vários pretendentes e era preciso alguma táctica para as conseguir tirar para dançar.

Os moços mais desinibidos colocavam-se na frente das moças tentando conseguir o par ainda antes de começar a proxima música.
Outros mais tímidos ficavam atrás, no entanto, com um pequeno sinal de cabeça ou mão procuravam assegurar igualmente o próximo par.

Se a moça estava interessada no par, correspondia ao sinal com um leve aceno de cabeça, caso contrário ignorava o sinal, fingia não ver ou abanava a cabeça em sinal negativo.

O convite verbal para dançar era feito em forma de pergunta mais ou menos assim: -Danças?

Se a resposta era sim, a moça com um leve sorriso dizia sim!

Se era não, voltava a cara para o lado.

A recusa da moça ao convite para dançar era considerado uma "tampa".

Par certo significava namoro. Várias danças com o mesmo par, significava, inicio ou tentativa de namoro.
O baile decorria em séries de 2 ou 3 músicas, isto é, quando se tirava a moça para dançar era para uma série.

No intervalo das musicas da série aproveitava-se para uma breve conversa, no final da série normalmente conduzia-se a moça ao local de onde a tínhamos tirado para dançar e apalavrava-se logo a série seguinte, com a mesma moça ou com outra que estivesse próxima, caso contrário, recomeçava a procura de par.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues