domingo, 6 de novembro de 2011

ENCONTRO COM O PRESIDENTE

Decorreu ontem á noite, o encontro com o presidente da Câmara Municipal.

Ás 21,30 horas pontualmente como é seu timbre, Macário Correia iniciou a sessão, apesar de ainda estar pouco publico que aos poucos foi aparecendo, acabando por reunir cerca de uma centena de pessoas.

Começando por explicar a razão destes encontros que decorreram igualmente nas outras freguesias rurais, disse que era nem mais nem menos que um relatório das actividades do município.

A seguir falou da difícil situação financeira em que a Câmara se encontra, comparando-a ao resto do país e da necessidade urgente de reequilibrar as contas.

Para tal foi necessário extinguir empresas municipais, dispensar pessoal, cortar subsídios e alienar algum património.

Apesar de tudo isto ter sido feito, a situação continua difícil, com a divida exigível a curto prazo nomeadamente a fornecedores ainda bastante elevada e sem diminuição á vista.

Falando das obras no concelho, disse:
  • Esperar que continue a requalificação do parque ribeirinho,
  • As obras do pavilhão desportivo junto ás piscinas, já reiniciaram contando estarem concluídas no inicio da próxima primavera.
  • Vai iniciar-se as obras de ampliação da rede de água e esgotos.
  • Continuam a decorrer as obras da requalificação da EN125, variante norte que têm como previsão para a conclusão, o próximo mês de Maio.

Quanto a obras na Conceição de Faro, pouca actividade:
  • Para o Centro de Dia que vai ser construído aproveitando as antigas instalações da escola primária, é necessário fazer novo pedido de financiamento, uma vez que o projecto da obra foi alterado e o financiamento já aprovado é insuficiente. Foram mostradas imagens da planta da obra projectada.
  • Parque desportivo, foi mostrado um esboço da futura obra, mas ainda sem financiamento aprovado, pelo que a sua construção ainda vai demorar.
  • Parque de manutenção e lazer, vai ser instalado mobiliário no relvado em frente ao cemitério, o que acontecerá no decorrer da próxima semana.

Terminada esta apresentação, colocou-se á disposição para responder ás perguntas dos presentes que não se fizeram rogados e lhe puseram questões sobre:
  1. Transporte escolar para os miúdos da Chaveca
  2. Problema de agua e esgotos a alguns moradores da Galvana
  3. Problema da construção da Casa Mortuária numa urbanização
  4. Problema da "agregação da Junta de Freguesia"
  5. Problema do acesso da Via do Infante a Faro
  6. Problema particular sobre negócio com a Câmara
  7. Problema sobre cancelas parque estacionamento na Penha
Respostas:
  • Ponto nº. 1 e 2, ficou com os contactos, dizendo ir averiguar e depois contactava os interessados
  • Ponto nº.3, disse que nem a Câmara nem a Junta pretendiam impor a construção da Casa Mortuária onde quer que fosse e pediu aos moradores da referida urbanização que tivessem calma e aguardassem o desenrolar dos acontecimentos
  • Ponto nº4, disse que era totalmente contra esta proposta que considera absurda não concordando que a Conceição de Faro, possa ser considerada uma freguesia urbana, apenas pelo simples facto de ter cerca de 200 habitantes/Km2. O assunto terá de ir á assembleia municipal e ele já afirmou até perante membros do governo que é contra todas as situação idênticas que poderão ocorrer no concelho.
  • Ponto nº.5, no acesso á Via do Infante, esclareceu que obra já foi adjudicada e que a opção seria a que todos sabemos, isto é, devassar as hortas do Besouro, Paço Branco e Campinas. No entanto as obras ainda não começaram e está agora a tentar uma solução diferente. Na sua opinião deveria ser sobre a EN2.
  • Ponto nº.6, a pessoa que pôs a questão ausentou-se logo a seguir, no entanto foi abordado o assunto declarando que era uma pergunta recorrente que já teria sido feita noutras ocasiões e deve-se ao facto de o negócio não se ter concretizado
  • Ponto nº.7, sobre as cancelas do parque de estacionamento na Penha, esclareceu que mais tarde ou mais cedo a Câmara acabará por ter de licenciar o parque, uma vez que a entidade promotora tem apresentado toda a documentação que lhe tem sido exigida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues