quarta-feira, 21 de setembro de 2011

VALADOS



Circundando caminhos e propriedades, os valados eram muito comuns há alguns anos atrás, na freguesia de Conceição de Faro.

Muros com cerca de um metro de altura por até meio metro de largura, construídos de pedra caliça ou outra, pela mão do mestre pedreiro que sabiamente ia colocando as pedras de maneira que ficassem travadas, encaixadas umas nas outras e alinhadas.

De vez em quando era necessário usar o martelo, a marreta ou a maceta, a fim de obter da pedra uma face direita que voltada para o lado de fora, garantia o perfeito alinhamento, dos dois lados do valado.

No topo já não havia esse cuidado e a superfície era um tanto ou quanto irregular até para dificultar a passagem de quem o quisesse atravessar.

Não se usando qualquer massa para ligação das pedras, apenas o encaixe e travamento garantia a segurança do valado, de tal forma que os que não foram destruídos pela mão do homem, ainda hoje perduram, apesar dos longos anos de vida.

Certamente daqui a poucos anos já não existirão sequer vestígios destes valados que garantiam as partilhas, a privacidade e a segurança das propriedades rurais.

Hoje as modernas cercas de ferro, arame e rede, cumprem o mesmo objectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues