quinta-feira, 23 de junho de 2011

GIL


No domingo de manhã encontrei o meu amigo Gil (José Joaquim Soares Gil), cumprimentámo-nos.

-Estás bom Zé?

E ele: -Tá bom senhor José?

Brinquei, disse-lhe: -O Senhor está no céu...

Ele: -Então como vai vossemecê?

Desisti. Não vale a pena. Ele sempre me trata assim. Senhor José!

Sendo da mesma idade conhecemo-nos desde sempre. Em criança, 5 ou 6 anos, o Gil teve um terrível acidente quando brincava junto a um carro de mula que se desequilibrou e lhe caiu em cima, esmagando-lhe uma perna.

Este acidente fez atrasar por um ano a sua entrada na escola primária.

Escola primária que não lhe correu bem e que julgo não concluiu. Assim, o José Gil começou a trabalhar ainda muito novo, primeiro na agricultura depois na construção civil.

Muito enérgico, esperto e aplicado era o ajudante que os mestres pedreiros queriam ter. Mas, mais uma vez a vida pregou-lhe uma partida e aos poucos foi ficando agarrado ao vicio do álcool.

Deixou de ser assíduo no trabalho e foi despedido. Volta á agricultura, mas em trabalho precário e sazonal, trabalhando aqui e ali, sem local certo, até porque continuava a não ser assíduo, combinando e faltando ao compromisso.

O vicio da bebida puxava-o para outro local que não o do trabalho.

Perdendo um pouco o controle sobre si próprio, por vezes, era alvo de brincadeiras pouco dignificantes, dos seus camaradas de taberna e passou a ser visto com algum desprezo, pela maioria dos que com ele conviviam.

Hoje, passados os 60 anos, estas e outras desgraças da vida, tiraram-lhe um pouco a lucidez e energia que tinha.

No entanto, o Gil gosta de ciclismo e no domingo de manhã lá estava na apresentação da nova equipa de BTT de Conceição de Faro.

Quando dirigi a máquina fotográfica para ele, aprontou a pose para a foto que lhe prometi publicar.

Aqui está ela amigo Zé, para que os verdadeiros amigos, vejam!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues