sexta-feira, 14 de agosto de 2009

VAREJO

" Após o 2º. Domingo de Setembro é autorizado o rebisco..."


Estamos em plena época do "varejo" que começa em "meados" de Julho, terminando a meio de Setembro.
Cerca de dois meses em pleno rigor do verão que eram necessários para varejar e apanhar toda "a novidade do ano", ou seja, as amêndoas, alfarrobas e figos dos quais a freguesia de Conceição de Faro era boa produtora.

Trabalho árduo, artesanal feito marioriatariamente por homens que utilizando varas de pau ou cana com cerca de 4 a 5 metros de comprimento, batem com alguma força e habilidade nos frutos, para os deitar ao solo, sendo depois apanhados á mão para "alcofas, cestos e quentais", pelas mulheres que seguem atrás.

Estas vasilhas utilizadas para apanha, são despejadas em sacos, para facilitar o transporte e armazenamento.

Os frutos têm de ser apanhados neste período de tempo, evitando que maduros e ainda nas árvores se estraguem com as primeiras chuvas de Outono.

No final do varejo após o 2º. Domingo de Setembro, era autorizado o "rebisco", isto é, qualquer pessoa podia entrar na propriedade alheia a fim de rebuscar e apanhar para si, os frutos eventualmente perdidos na apanha.

Após o dia de S. Miguel (finais de Setembro), o "rebisco" era autorizado até nas propriedades que não tinham sido varejadas, presumindo-se que o varejo não iria ser feito nesse ano!

Hoje esta actividade foi praticamente esquecida ou abandonada na nossa freguesia.

Devido á abundância de água quase deixaram de existir os grandes pomares de sequeiro de belas amendoeiras, frondosas alfarrobeiras e doces figueiras, sendo substituídos por regadios pomares de citrinos.

Também a técnica da apanha dos frutos secos foi desenvolvida utilizando-se agora vibradores mecânicos que colocados nos troncos das árvores, ao vibrar fazem cair os frutos sobre uma rede que cobre o solo, facilitando a apanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues