domingo, 19 de abril de 2009

CHOQUE JORNAL


"Aqui está uma relíquia com um pouco mais de 30 anos. "

O Jornal da nossa terra. Editado pela Casa do Povo, dirigido por José Mateus S. Moreno que aqui neste pequeno jornal inicia a sua longa carreira de jornalista que esperamos ainda venha a perdurar por muitos e bons anos.

No primeiro numero o seu director escreve sobre o titulo "A Casa do Povo de Conceição de Faro, uma realidade em construção" um longo texto que aqui se reproduz algumas passagens ...
"... Sentimos vagamente que aquilo a que chamamos Casa do Povo, deveria ser uma casa onde o povo se pudesse reunir para conviver como família ... receber apoio na educação e formação, como cidadão de pleno direito.

Por isso a Casa do Povo, não deverá ser uma simples instituição de previdência rural onde se paga as quotas, recebe subsídios e assistência médica.

... as coisas vão mudando e anima-nos a convicção de que no futuro será um verdadeiro centro de convívio e formação humana.

... o Sarau de Variedades promovido em Setembro, pela comissão organizadora das Festas de S. Luís, que decorreu no salão da Casa do Povo e ao qual assistiram mais de 500 pessoas, veio demonstrar que a partir de agora nada será igual e que este entusiasmo não irá parar. As duas comissões cultural e desportiva, constituídas por um grupo de gente jovem, preparam já várias iniciativas, como sejam a criação de equipas nas varias modalidades desportivas, a renovação da biblioteca, a remodelação do palco, curso de alfabetização e a criação deste jornal, para além de outras em projecto.

... Com a eleição da nova Comissão Administrativa em 22 de Dezembro passado, cremos que a linha de actuação lançada pelos seus antecessores não se irá alterar, antes pelo contrario, irá ser intensificada. Assim todos estejam embuídos de um mesmo espírito de dialogo e compreensão mutua, reconhecendo ás Comissões razoável independência, evitando situações de imposição e ás Comissões competirá reconhecer á Comissão Administrativa o direito de se pronunciar em definitivo sobre as propostas apresentadas.
Será enorme a tarefa a realizar, mas este grupo deu provas da sua real capacidade para a levar a bom termo."

O amigo José Mateus tinha razão, foi enorme a tarefa, mas toram tantos os frutos que ainda hoje perduram! E foi com nostálgica saudade que reli o nosso Jornal e recordei os momentos inesquecíveis naquela casa!
Há quem diga que o passado não importa, só interessa o futuro!

Como se conseguirá construir um bom futuro se não existir igualmente um bom passado!?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues