sexta-feira, 20 de julho de 2007

O AMOLADOR

" O apito característico que anuncia o amolador..."

Hoje de manhã enquanto á porta da Loja Fresca aguardava a chegada do pão, vi passar o "amolador".
Um homem de meia idade transportava uma bicicleta a qual tinha montado o equipamento para amolar. Subia calmamente a rua principal da nossa Aldeia tocando o apito característico que anuncia a chegada do amolador.
Naquele momento o meu pensamento recuou rapidamente algumas dezenas de anos, revendo a cena em que eu ainda criança assistia curioso à tarefa do amolador, no meio de muitas faiscas provocadas pelo contacto do esmeril, com o aço das facas e tesouras, afiava ou amolava estes utensílios.
Por vezes aparecia um trabalho diferente quando surgia alguma freguesa com um alguidar, cântaro, enfusa ou mesmo um prato rachado e era necessário colocar um "gato" para que não se partisse.
Desconheço se hoje surgiu algum trabalho, mas a verdade é que o homem lá ia anunciando a sua presença na esperança de que alguém o chame para efectuar alguma tarefa.
Apenas um pequeno pormenor o destingue dos seus antigos antecessores. A pequena caixa de ferramentas, instalada na grelha da sua bicicleta agora é de plástico e não de madeira como antigamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues