"Conceição freguezia derramada por cazaes a N.O. de Faro, quasi toda em terreno plano e de boa produção de cereaes e algum figo. Igreja mediana em fábrica, junto á ribeira que vêm á ponte do Rio Secco na estrada de Faro, só com casas do parocho ao pé, o qual pagava outr´ora 400 réis por anno ao prior de S. Pedro de Faro, de reconhecença. Confina com Estoi ao N., S. João da Venda e Stª. Barbara a O., Faro a S., Pexão a E. ... antigo curato de apresentação do Bispo no termo de Faro..."
domingo, 24 de novembro de 2013
O VARINHA
Hoje, volto ao meu baú de recordações, para falar do "Varinha".
O Varinha era aquele homem que ninguém vencia nas "abarcas", digamos que não era de forma alguma derrubado.
A abarca era uma rudimentar luta corpo a corpo amigavelmente disputada entre dois homens para saber qual era o mais ágil e forte.
Vencia o que conseguisse derrubar o outro.
Era tal a importância das abarcas que na época chegou a organizar-se um campeonato, no qual concorreram quase todos os homens fortes das redondezas.
Este campeonato teve um surpreendente vencedor vindo da freguesia vizinha de Pechão, cujo nome não me recordo, mas que lá tinha uma oficina de bicicletas.
Como as abarcas eram disputadas em tronco nu, o homem utilizou uma táctica curiosa, untando-se do tronco para cima com massa lubrificante, o que dificultou os adversários que dessa forma não conseguiam agarrá-lo.
Sendo ele também um homem bastante forte, não teve dificuldade em agarrar e derrubar todos os adversários com quem lutou.
Digamos que varinhas não são apenas os invencíveis nas abarcas mas também aqueles que eram imbatíveis noutras actividades quer profissionais quer de mera diversão ou recreio.
O maior e melhor era considerado "o pai deles todos", ou seja, um homem respeitado e admirado por todos, cujo valor não tinha discussão era unanimemente reconhecido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues