"Conceição freguezia derramada por cazaes a N.O. de Faro, quasi toda em terreno plano e de boa produção de cereaes e algum figo. Igreja mediana em fábrica, junto á ribeira que vêm á ponte do Rio Secco na estrada de Faro, só com casas do parocho ao pé, o qual pagava outr´ora 400 réis por anno ao prior de S. Pedro de Faro, de reconhecença. Confina com Estoi ao N., S. João da Venda e Stª. Barbara a O., Faro a S., Pexão a E. ... antigo curato de apresentação do Bispo no termo de Faro..."
terça-feira, 26 de março de 2013
CHUVA DE PARENTES
Esta é mais uma expressão popular que com o passar do tempo, deixou de se usar, caindo quase por completo no esquecimento.
Na Conceição de Faro, só os mais velhos conhecem o significado de "chuva de parentes" que acontece na primavera entre a última semana de Março e as primeiras semanas de Maio, chovendo nalguns lugares e noutros próximos não.
Isto é, a chuva não é geral, se caminharmos encontramos sucessivamente pequenas áreas de poucas centenas de metros, em que chove e logo a seguir, numa curta distancia, outras em que não chove.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues