"Conceição freguezia derramada por cazaes a N.O. de Faro, quasi toda em terreno plano e de boa produção de cereaes e algum figo. Igreja mediana em fábrica, junto á ribeira que vêm á ponte do Rio Secco na estrada de Faro, só com casas do parocho ao pé, o qual pagava outr´ora 400 réis por anno ao prior de S. Pedro de Faro, de reconhecença. Confina com Estoi ao N., S. João da Venda e Stª. Barbara a O., Faro a S., Pexão a E. ... antigo curato de apresentação do Bispo no termo de Faro..."
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
A PEDRA
A propósito da "Pedra" que há muitos anos está colocada á entrada do que é hoje o Café da Antónia, o Ludgero Urbano fez chegar-me ás mãos um extracto do Jornal Correio Meridional, de 15 de Abril de 2001, onde o professor Honorato Ricardo, falava desta pedra.
O professor também confirma que o único homem na Conceição de Faro que alguma vez levantou a "Pedra" foi o Joaquim Cardoso que era pedreiro de profissão.
Apesar de muitos o tentarem, não consta que mais algum tivesse conseguido sozinho levantar esta já famosa pedra que continua impávida e serena, no seu lugar de sempre.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Aquela pedra é marco histórico da Conceição de Faro.
ResponderEliminarSe aquela pedra contasse
ResponderEliminaros segredos que a rodeia,
talvez muita gente chorasse
de saudade da sua Aldeia
Por muito humilde que seja;
da aldeia onde nascemos,
lembramos sempre a Igreja
e o tempo que lá vivemos.
Da aldeia da Conceição,
eu no meu coração guardo,
e recordo com emoção
o Honorato Pisco Ricardo.
Amigo sempre dedicado,
franco e leal...um senhor.
Por todos é recordado,
como o senhor professor!