"Conceição freguezia derramada por cazaes a N.O. de Faro, quasi toda em terreno plano e de boa produção de cereaes e algum figo. Igreja mediana em fábrica, junto á ribeira que vêm á ponte do Rio Secco na estrada de Faro, só com casas do parocho ao pé, o qual pagava outr´ora 400 réis por anno ao prior de S. Pedro de Faro, de reconhecença. Confina com Estoi ao N., S. João da Venda e Stª. Barbara a O., Faro a S., Pexão a E. ... antigo curato de apresentação do Bispo no termo de Faro..."
domingo, 2 de fevereiro de 2014
NEVE NA CONCEIÇÃO
Faz hoje precisamente 60 anos que nevou pela última vez na Conceição de Faro.
A data é inesquecível para aqueles que viveram este acontecimento único na vida da nossa aldeia.
Simbolicamente costumamos dizer que a nossa neve, são as flores de amendoeira que a partir de meados de Janeiro cobrem de branco os nossos campos.
Neve a sério só neste lembrado "Dia de Santa Maria", Terça-Feira, 2 de Fevereiro de 1954.
Dia extremamente frio, a neve começou a cair já no fim da tarde e o fenómeno durou cerca de hora e meia a duas horas tempo suficiente para que tudo ficasse coberto de branco.
Como acontecia quase todas as tardes um grupo de rapazes jogava à bola no adro da igreja quando começaram a cair estes tão desconhecidos como inesperados flocos de neve e isso gravou-se-lhes na memória pelo que alguns ainda recordam esse dia, até agora, único nas suas vidas.
Imagino que não só os que jogavam à bola no largo da igreja se recordam mas certamente todos os que viveram este dia estarão lembrados da única vez que viram nevar na Conceição de Faro, por isso se porventura alguém que viveu este dia e quiser dar uma "achega" ao assunto, não hesite e conte-nos o que se lembra.
Desde já o meu obrigado e bom "Dia de Santa Maria" para todos!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues