"Conceição freguezia derramada por cazaes a N.O. de Faro, quasi toda em terreno plano e de boa produção de cereaes e algum figo. Igreja mediana em fábrica, junto á ribeira que vêm á ponte do Rio Secco na estrada de Faro, só com casas do parocho ao pé, o qual pagava outr´ora 400 réis por anno ao prior de S. Pedro de Faro, de reconhecença. Confina com Estoi ao N., S. João da Venda e Stª. Barbara a O., Faro a S., Pexão a E. ... antigo curato de apresentação do Bispo no termo de Faro..."
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
DAR AS FEIRAS
Com a nossa secular Feira de Santa Iria a decorrer, é tempo de se "dar as feiras".
Na Conceição de Faro, o costume é antigo e só do conhecimento dos mais velhos, sendo por eles ainda praticado nos dias de hoje.
"Dar as feiras", significa dar a alguém, (familiar, vizinho ou amigo), algo que se tenha adquirido na feira ou dar dinheiro para ser gasto na feira.
O costume podia ainda significar "dar alguma coisa" por altura da feira, não sendo necessariamente adquirido na feira.
Para que a tradição não se perca, vamos lá "comprar as feiras", nem que sejam, umas castanhas assadas, um pinha-nato ou uns figos cheios, para oferecer aos nossos familiares, vizinhos ou amigos.
E já agora "boas feiras" para todos, isto é, que façam bons negócios na feira ou que pelo menos se divirtam!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues