Um costume muito antigo na Conceição de Faro e certamente em muitas outras localidades do país, é "britar" as azeitonas.
A tarefa feita em casa, consiste mais ou menos nas seguintes fases:
- Colhem-se os frutos ainda verdes mas já bem constituídos e carnudos;
- Lavam-se bem;
- Britam-se esmagando ligeiramente a azeitona, utilizando por exemplo, um pequeno taco de madeira para lhe dar uma pancada contra uma base dura;
- Colocam-se os frutos num recipiente onde possam ser devidamente acondicionados e cobrem-se com água e sal, numa proporção de mais ou menos uma parte de sal para 5 partes de água;
- Diariamente muda-se a água com sal;
- Ao fim de 7 ou 8 dias, as azeitonas deverão deixar de "amarujar" (amargar) depende do gosto de cada um;
- Quando estiverem boas (deixarem de amargar), as azeitonas deverão ser colocados noutro recipiente, com agua, para temperar a gosto, juntando-se oregãos, neva, alhos esmagados, etc.;
Em vez de "britar" também se pode "retalhar" as azeitonas, utilizando uma faca, dá-se 2 ou 3 cortes profundos e seguem-se as mesmas regras para o resto da tarefa.
Segundo a tradição, a partir do momento em que foram colocadas em água e sal, até ao momento em que vão ser consumidas, não se deve tocar nas azeitonas com a mão.
As azeitonas britadas comem-se como acompanhamento, numa entrada ou num prato principal.
No passado, não raras vezes, serviam de único "conduto" comendo-se com um "bocado de pão" que á falta de melhor, constituía o nosso almoço ou jantar .
Boa tarde.
ResponderEliminarSou um apreciador de azeitonas britadas e resido em Viana do Castelo. Assim pergunto se sabem onde posso comprar as mesmas e se enviam para Viana do Castelo.
Saudações Cordiais.
Alcino Santos
Bom dia
EliminarO amigo pode contactar um produtor de azeitonas britadas em Tavira, pelos seguintes contactos:
Estrada do Hotel, 8800-000 Tavira Algarve
Telefone: +351 281 326 175
Telemóvel: +351 964 016 032
FAX: +351 281 322 610
Geral: geral@heldermadeira.com
Info: info@heldermadeira.com
Encomendas: encomendas@heldermadeira.com
Cumprimentos
JJ Rodrigues