"Conceição freguezia derramada por cazaes a N.O. de Faro, quasi toda em terreno plano e de boa produção de cereaes e algum figo. Igreja mediana em fábrica, junto á ribeira que vêm á ponte do Rio Secco na estrada de Faro, só com casas do parocho ao pé, o qual pagava outr´ora 400 réis por anno ao prior de S. Pedro de Faro, de reconhecença. Confina com Estoi ao N., S. João da Venda e Stª. Barbara a O., Faro a S., Pexão a E. ... antigo curato de apresentação do Bispo no termo de Faro..."
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
COURELAS
"Courela" é mais uma antiga palavra bastante usada na Conceição de Faro e que com o passar do tempo foi deixando de se usar.
Um pedaço de terra de regadio com 16m x100m ou sejam 1600m2, era designado por courela, havendo também uma "courela pequena" de 10mx100m, com 1000m2 e a "meia-courela" de 8m x 100m, com 800m2.
As courelas arrendavam-se, davam-se de renda ou simplesmente se cultivavam quando as tínhamos nossas.
Nas courelas normalmente existiam poucas ou nenhumas árvores, para não prejudicar as sementeiras
Os nossos avós agricultores sempre tiveram courelas onde cultivavam desde feijão, batata, batata-doce, couve, repolho, tomate, milho, tudo o que era de regadio.
No sequeiro normalmente esta designação passava a simples "bocado de terra", cultivando-se tudo o que não era necessário regar, isto é, semeava-se durante a época das chuvas.
Enquanto as "courelas" eram cultivadas intensivamente com várias sementeiras ao longo do ano, algumas até ao mesmo tempo, as "terras de sequeiro" apenas uma vez por ano eram semeadas.
Para ajudar nas sementeiras ou tratamento das terras, por vezes contratava-se um homem com um animal (burro, mula, macho, boi ou vaca) para fazer a "geira".
Uma "geira" correspondia a um dia de trabalho, desde o nascer ao pôr do sol, do homem com o animal normalmente para lavrar ou gradear a terra.
Hoje, as pequenas courelas foram substituídas por grandes explorações onde existem estufas ou grandes pomares.
Também as terras de sequeiro quase desapareceram, pelo que deixou de se fazer sementeiras de sequeiro, na Conceição de Faro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues