Ás 21,30 horas pontualmente como é seu timbre, Macário Correia iniciou a sessão, apesar de ainda estar pouco publico que aos poucos foi aparecendo, acabando por reunir cerca de uma centena de pessoas.
Começando por explicar a razão destes encontros que decorreram igualmente nas outras freguesias rurais, disse que era nem mais nem menos que um relatório das actividades do município.
A seguir falou da difícil situação financeira em que a Câmara se encontra, comparando-a ao resto do país e da necessidade urgente de reequilibrar as contas.
Para tal foi necessário extinguir empresas municipais, dispensar pessoal, cortar subsídios e alienar algum património.
Apesar de tudo isto ter sido feito, a situação continua difícil, com a divida exigível a curto prazo nomeadamente a fornecedores ainda bastante elevada e sem diminuição á vista.
Falando das obras no concelho, disse:
- Esperar que continue a requalificação do parque ribeirinho,
- As obras do pavilhão desportivo junto ás piscinas, já reiniciaram contando estarem concluídas no inicio da próxima primavera.
- Vai iniciar-se as obras de ampliação da rede de água e esgotos.
- Continuam a decorrer as obras da requalificação da EN125, variante norte que têm como previsão para a conclusão, o próximo mês de Maio.
Quanto a obras na Conceição de Faro, pouca actividade:
- Para o Centro de Dia que vai ser construído aproveitando as antigas instalações da escola primária, é necessário fazer novo pedido de financiamento, uma vez que o projecto da obra foi alterado e o financiamento já aprovado é insuficiente. Foram mostradas imagens da planta da obra projectada.
- Parque desportivo, foi mostrado um esboço da futura obra, mas ainda sem financiamento aprovado, pelo que a sua construção ainda vai demorar.
- Parque de manutenção e lazer, vai ser instalado mobiliário no relvado em frente ao cemitério, o que acontecerá no decorrer da próxima semana.
Terminada esta apresentação, colocou-se á disposição para responder ás perguntas dos presentes que não se fizeram rogados e lhe puseram questões sobre:
- Transporte escolar para os miúdos da Chaveca
- Problema de agua e esgotos a alguns moradores da Galvana
- Problema da construção da Casa Mortuária numa urbanização
- Problema da "agregação da Junta de Freguesia"
- Problema do acesso da Via do Infante a Faro
- Problema particular sobre negócio com a Câmara
- Problema sobre cancelas parque estacionamento na Penha
- Ponto nº. 1 e 2, ficou com os contactos, dizendo ir averiguar e depois contactava os interessados
- Ponto nº.3, disse que nem a Câmara nem a Junta pretendiam impor a construção da Casa Mortuária onde quer que fosse e pediu aos moradores da referida urbanização que tivessem calma e aguardassem o desenrolar dos acontecimentos
- Ponto nº4, disse que era totalmente contra esta proposta que considera absurda não concordando que a Conceição de Faro, possa ser considerada uma freguesia urbana, apenas pelo simples facto de ter cerca de 200 habitantes/Km2. O assunto terá de ir á assembleia municipal e ele já afirmou até perante membros do governo que é contra todas as situação idênticas que poderão ocorrer no concelho.
- Ponto nº.5, no acesso á Via do Infante, esclareceu que obra já foi adjudicada e que a opção seria a que todos sabemos, isto é, devassar as hortas do Besouro, Paço Branco e Campinas. No entanto as obras ainda não começaram e está agora a tentar uma solução diferente. Na sua opinião deveria ser sobre a EN2.
- Ponto nº.6, a pessoa que pôs a questão ausentou-se logo a seguir, no entanto foi abordado o assunto declarando que era uma pergunta recorrente que já teria sido feita noutras ocasiões e deve-se ao facto de o negócio não se ter concretizado
- Ponto nº.7, sobre as cancelas do parque de estacionamento na Penha, esclareceu que mais tarde ou mais cedo a Câmara acabará por ter de licenciar o parque, uma vez que a entidade promotora tem apresentado toda a documentação que lhe tem sido exigida.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Olá amigos
Usem a caixa abaixo para escrever a Vossa mensagem de forma correta e sucinta, tratando apenas um assunto em cada comentário (mensagem).
Obrigado
JJ Rodrigues